Foto: Thiago Leon
Caros devotos de Nossa Senhora Aparecida!
Setembro é o mês da Bíblia que, neste ano, destaca o profeta Miqueias e tem como tema: “A esperança nunca morre”. Em tempos difíceis como os que estamos vivendo no Brasil, o tema da esperança é mais do que atual, pois, diante das crises, a tendência pode ser a de desânimo, de abandono de projetos e sonhos.
A leitura do profeta Miqueias é muito oportuna para o momento atual brasileiro. O profeta fustiga a injustiça dos poderosos, a cumplicidade dos juízes e denuncia a crescente brecha entre ricos e pobres. Oxalá a Palavra de Deus possa levar à conversão aqueles “que, deitados na cama, ficam planejando a injustiça, e tramando o mal. É só o dia amanhecer, já o executam, porque tem o poder nas mãos” (Mq 2,1). Não obstante, todos esses males, Miqueias fala de esperança e de misericórdia.
Para nós cristãos, ler a Bíblia é entrar em diálogo com Deus para escutar o que Ele quer nos dizer.
A Bíblia é o livro por meio do qual Deus nos fala. Para nós cristãos, ler a Bíblia é entrar em diálogo com Deus para escutar o que Ele quer nos dizer. Os textos bíblicos, embora antigos, são sempre atuais, e através deles Deus continua falando a nós e à humanidade. O Deus que se revelou na vida de pessoas concretas na história de Israel e que chegou à plenitude de sua manifestação ao nos enviar seu filho Jesus Cristo é o mesmo Deus que se faz presente em nossa vida e na nossa história, manifestando-se e agindo amorosamente por meio de sua providência que tudo conduz para o bem dos que o amam.
A Palavra de Deus nos ensina a olhar nossa vida com os olhos da fé. Ante tantas mensagens e apelos que nos chegam de diversos modos, propondo-nos caminhos ilusórios de felicidade, a Palavra de Deus nos dá critérios seguros para discernir e fundamentar nossa vida em alicerces sólidos, “pois toda Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, preparado para toda boa obra” (2Tm 3,16).
Que a Virgem Maria, em cujo seio a Palavra se fez carne, por obra do Espírito Santo, interceda junto ao seu Filho Jesus, a fim de que não só escutemos a Palavra de Deus, mas vivamos de acordo com seus ensinamentos.
Dom Raymundo Damasceno de Assis
Cardeal Arcebispo de Aparecida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.