Por Campanha dos Devotos Em Notícias

Palavra de Dom Raymundo Damasceno: Junho, um mês festivo

Dom Raymundo Damasceno _foto: Thiago Leon

O mês de junho é mês rico de tradições em todo o nosso Brasil, com destaque para as festas juninas de Santo Antônio, São João Batista e São Pedro, apóstolo. Essas festas celebradas no calendário litúrgico são marcadas por novenas, fogueiras, barraquinhas, danças folclóricas. São expressões de religiosidade popular e das tradições de nosso povo.

No calendário da Igreja, celebra-se, de modo mais solene, a festa dos dois grandes apóstolos: Pedro e Paulo.

A Pedro, primeiro Bispo de Roma, Jesus lhe confiou as chaves do Reino de Deus, o estabeleceu chefe dos doze apóstolos e o constituiu a pedra sobre a qual Cristo edificou a sua Igreja.

Paulo, convertido ao Cristianismo, foi o grande apóstolo dos gentios e o maior missionário da Igreja nascente.

Na festa destes dois grandes apóstolos, colunas da Igreja, celebra-se o Dia do Papa que, para nós, hoje, chama-se Francisco.

O Papa Francisco tem insistido na Igreja missionária e misericordiosa. Uma Igreja em saída ao encontro das periferias geográficas e existenciais, que deve viver a sua missão na caridade, com misericórdia, sem apontar o dedo para os outros, mas sempre de portas abertas para acolher a todos, rompendo todo muro de separação.

A Igreja vive uma vida autêntica, quando proclama e professa a misericórdia e quando aproxima os homens das fontes da misericórdia do Salvador, das quais ela é depositária e dispensadora.

Outro tema caro ao Papa Francisco é o da família, ponto central da pastoral da Igreja e fundamento da sociedade. No dia 19 de março, ele ofereceu à Igreja a Exortação Apostólica pós-Sinodal “Amoris Laetitia”, sobre a alegria do amor na família. Rezemos pelo Papa Francisco, que se fez peregrino com os peregrinos, em julho de 2013, ao visitar o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Deus o conserve por muitos anos e Nossa Senhora o proteja em seu ministério a serviço de unidade da fé e da caridade. 

Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis

Arcebispo de Aparecida (SP)

Foto: Thiago Leon

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Campanha dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.