Por Campanha dos Devotos Em Notícias

Rezando com Maria: Nossa Senhora do Carmo

 nossa senhora do carmo.jpg

Nossa Senhora do Carmo, é um título mariano que faz memória da dedicação de um Convento, dos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, em Israel, dedicado à Virgem Maria.

A tradição conta que Nossa Senhora apareceu em 16 de julho de 1251, a Simão Stock (depois proclamado santo), um eremita, que habitava num convento construído em honra a Santíssima Virgem Maria. Neste período a Ordem dos Carmelitas começou a ser perseguida pelos mulçumanos, então os frades invocaram de modo especial a Virgem do Carmelo. São Simão pediu um sinal de proteção de Maria e recebeu de suas mãos o “escapulário” como sinal de união com a Mãe de Deus. E a mensagem: “Eis aqui um sinal de minha aliança”. Prova desse amparo celeste foi à cessação das hostilidades à ordem e o aumento no número de vocações.

Em 1322, o Papa João XXII aprovou o uso do escapulário como sinal de proteção e solicitou que rezássemos diariamente em honra à Virgem Maria, suplicando seu amparo e salvação. 

VOCÊ SABIA? 

A palavra escapulário vem do latim, escápula, que significa armadura, proteção. É o que a Virgem do Carmelo entrega para São Simão, um sinal de aliança com Nossa Senhora exprimindo nossa consagração a Ela. O escapulário lembra a promessa de Maria de eterna salvação a todos que o usarem. 

No Brasil a devoção a Virgem do Carmelo chegou em 1586, quando foi fundado o primeiro convento do Carmo em nosso país, em Olinda. Foi também sobre esta proteção nasceu a primeira vila do estado de Minas Gerais, a futura Mariana. E atualmente existem no Brasil mais de 106 paróquias dedicadas a Virgem do Carmo. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Campanha dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.