A Virgem do Pilar é uma invocação à Padroeira dos espanhóis, e é venerada na Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Saragoça, na Espanha.
De acordo com uma antiquíssima tradição espanhola, a Virgem Maria, quando ainda morava neste mundo, isto é, antes de subir em corpo e alma aos céus, veio a Saragoça para confortar e alentar o Apóstolo São Tiago, que, naquele momento, encontrava-se às margens do Rio Ebro, pregando o Evangelho. Esta foi uma das primeiras aparições de Nossa Senhora. Há uma outra versão de que a freira alemã Anna Catarina Emmerich tenha tido uma visão de Maria, a Mãe de Jesus, aparecendo diante do Apóstolo Tiago, quando este se encontrava em Saragoça, na Espanha, no século I.
Maria estaria envolta em uma coluna de luz e lhe teria ordenado a construção de um templo naquela localidade. O fato é que, nos primórdios da comunidade cristã em Saragoça, foi construída uma pequena capela às margens do Rio Ebro em homenagem a Nossa Senhora. A capela foi, sucessivamente, reconstruída e ampliada ao longo dos séculos, até se converter na atual Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar. A Virgem do Pilar é invocada como Mãe da Espanha. É popular no país, especialmente na região de Aragón, a jaculatória: “Bendita seja a hora em que a Virgem veio em carne mortal a Saragoça”.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.