Por Elisangela Cavalheiro Em Terço dos Homens

Conheça detalhes da Romaria do Terço dos Homens

Aproximadamente 70 mil homens são esperados para a 9ª Romaria Nacional do Terço dos Homens ao Santuário Nacional de Aparecida neste sábado (18). A romaria está entre as mais numerosas e significativas que visitam a Basílica da Rainha e Padroeira do Brasil.

Missa Solene do Terço dos Homens - Sábado (20) - Foto Thiago Leon

A primeira romaria aconteceu em 2009. A peregrinação surgiu a partir do pedido de um devoto de Campestre, Minas Gerais, que apresentou ao Irmão Viveiros a proposta de um encontro, no Santuário Nacional, dos homens que participavam desse grupo. Sem conhecer esse movimento, Irmão Viveiros lembra que se prontificou a organizar uma romaria e naquele mesmo ano ocorreu a primeira edição com 600 homens.

:: Ir. Viveiros fala sobre a Romaria do Terço dos Homens

A devoção e o entusiasmo desses primeiros homens motivou outros a participarem no ano seguinte. Em 2010, vieram à Aparecida cerca de dois mil membros e depois o número só aumentou. Em 2011, foram seis mil; em 2012, 12 mil; em 2013, 18 mil; em 2014, 31 mil; em 2015, 43 mil, em 2016, 58 mil e em 2017, 70 mil devem comparecer para demonstrar seu amor e sua fé na Virgem Maria. Para Irmão Viveiros, que acompanha espiritualmente o movimento, o número de grupos foi aumentando no país após a realização da romaria.

Romaria Nacional do Terço dos Homens lota Centro de Eventos em 2013.
Romaria Nacional do Terço dos Homens lota Centro de Eventos, em 2013. 

 

Romaria começou em 2009 com 600 pessoas. A devoção e a fé desses homens fez com que este evento se configurasse como um dos mais significativos do Santuário Nacional. 

O trabalho ganhou notoriedade e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil favoreceu o movimento com um bispo referencial, que atualmente é o arcebispo de Juiz de Fora (MG), Dom Gil Antônio Moreira.

Segundo a Secretaria de Pastoral do Santuário Nacional, o estado com maior número de participantes, em 2017, é Minas Gerais com 28.414 pessoas, seguido por São Paulo com 19.705, e em terceiro lugar, Rio de Janeiro com 5.356. Os números representam um resultado parcial.

Origem do movimento

A origem do Terço dos Homens a nível mundial é desconhecida. No exterior, há notícias de tais grupos ao menos desde 1912. No Brasil, o Terço dos Homens foi fundado por Frei Peregrino, no dia 8 de Setembro de 1936, no povoado Vila da Providência, hoje cidade de Itabi, no estado de Sergipe.

:: Homem testemunha transformação de vida ao começar a rezar o Terço

Programação

Confira aqui a programação completa da 9ª Romaria Nacional do Terço dos Homens.

9 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Terço dos Homens

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.