Por Victor Hugo Barros Em Releases Atualizada em 13 MAR 2019 - 09H53

Academia Marial de Aparecida divulga calendário de atividades para 2019

Eventos aprofundam estudos sobre a presença da Virgem Maria na doutrina da Igreja

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral
Centro de estudos é o único do país reconhecido pela Academia Mariológica Internacional

Sob nova direção, a Academia Marial de Aparecida prepara uma série de eventos ao longo do ano de 2019. O calendário foi oficialmente divulgado pelo centro de estudos, o único voltado para a Mariologia no Brasil, e contempla atividades de formação religiosa e intelectual.

Retiro Mariano

O primeiro evento do gênero acontece já no mês de março, entre os dias 15 e 17, em Aparecida (SP). Trata-se do Retiro Mariano, primeiro realizado pela Academia ao longo de seus quase 35 anos de existência. Com o tema “Ad Jesum per Mariam” (A Jesus por Maria), o momento oracional será conduzido pelo missionário redentorista Padre César Moreira.

Segundo o religioso, o conteúdo do retiro foi pensado para aprofundar a relação entre a Virgem Maria e seu filho Jesus. “Quem fala de Nossa Senhora, necessariamente, vai até Jesus; e quem conhece Jesus, necessariamente, vai até Maria. Essa é a proposta da doutrina da Igreja. Por isso existe a frase em latim ‘Ad Jesum per Mariam', que quer dizer que quem está com Maria vai chegar a Jesus”, esclarece padre César.

Os três dias de retiro acontecem no Convento das Irmãs Mensageiras do Amor Divino, em Aparecida (SP). A casa religiosa oferece espaço para hospedagem e alimentação para o período de recolhimento.

Congresso Mariológico

Em maio, será a vez dos estudiosos em Mariologia se encontrarem no maior templo mariano do mundo durante a realização do 13º Congresso Mariológico. Neste ano, o ciclo de estudos tem como tema “Maria e o Espírito Santo”, abordando fundamentos bíblicos, da Tradição Católica, da Liturgia e da Teologia Dogmática.

Para conduzir as palestras, o Congresso conta com a presença de teólogos experientes e de referência nacional, como o Irmão Afonso Murad, a professora doutora Maria Clara Bingemer e a professora doutora Lúcia Pedrosa. Além destes nomes, outros quarenta teólogos e especialistas em Mariologia vão se revezar entre palestras e mesas temáticas ao longo do encontro.

O Congresso acontece no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, localizado no pátio do Santuário Nacional.

As inscrições para o Retiro Mariano e para o Congresso Mariológico estão abertas. Os interessados podem fazer inscrição pelo e-mail academia@santuarionacional.com ou nos telefones (12) 3104-1549 e (12) 3104-1548.

Nova direção

A organização das atividades está a cargo da nova direção, que passou a cuidar do centro de estudos neste ano. O arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, segue como chanceler da Academia Marial. Já a presidência, antes exercida pelo padre João Batista de Almeida, fica a cargo do novo reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo. O religioso designou o padre José Ulysses da Silva, também redentorista, como novo diretor da Academia para o ano de 2019.


Fonte: Santuário Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.