Por Victor Hugo Barros Em Releases Atualizada em 14 MAR 2018 - 11H16

Café Mariológico abordará a apresentação de Jesus na arte

Evento contará com conferência de doutora em Ciências da Religião, lançamento de livro e apresentação de orquestra

Thiago Leon
Thiago Leon
I Café Mariológico

Reproduzido com diversas técnicas e estilos desde o século IV, o Cristo Pantocrator será tema da terceira edição do Café Mariológico. O evento gratuito acontece no Auditório Padre Noé Sotillo, no subsolo do Santuário Nacional, na próxima sexta-feira (16) às 19h. A responsável por inserir os presentes na temática será a professora do Museu de Arte Sacra de São Paulo e escritora especializada em arte sacra, Wilma Steagall de Tommaso.

Além de falar sobre uma das representações mais antigas de Cristo e sua evolução até os dias atuais, a palestrante contará também sobre o processo de fabricação dos ícones, que difere de outras obras de arte. “Iconógrafos ‘escrevem’ um ícone, que é concebido pelo Espírito Santo pelas mãos do monge-pintor, ou seja, o pintor é o pincel do Espírito, segundo a tradição da Igreja Católica do primeiro milênio. Revestir com arte um espaço litúrgico demanda, além da técnica, espiritualidade. Foi o interesse por essas questões que me conduziu a pesquisar o ícone, seu significado e sua função como arte sacra litúrgica e, em particular, pelo tipo iconográfico Cristo Pantocrator, Soberano Universal”, afirma Steagall.

O interesse dela pelo Pantocrator é compartilhado por milhares de outros cristãos ao longo da história. A figura de Jesus como Todo Poderoso é utilizada por séculos nas paredes das igrejas, em medalhas, artefatos sacros e até em moedas. Isso contribuiu para fazer deste tipo de representação uma das mais conhecidas e veneradas de Cristo.

Entre as versões mais conhecidas desta imagem na atualidade está o Cristo Evangelizador. A obra foi recriada pelo artista sacro Cláudio Pastro a pedido do Vaticano para as comemorações do ano 2000. Responsável pelo acabamento interno da Basílica de Aparecida, Pastro também inseriu a figura do Pantocrator na Nave Norte do Santuário Nacional , no painel das Santas Mulheres.

É esta representação brasileira de Cristo que encerra o livro que será lançado também durante o Café pela palestrante. Nele, a autora realiza um itinerário pelos séculos para resgatar a história desta representação cristã. “O livro passa pela História da Igreja; pelos Concílios; pelo iconoclasmo; pela Teologia da imagem; especifica a diferença entre arte sacra e arte religiosa e tudo o mais que se refere à Arte no Cristianismo”, conta Wilma.

Além da palestra e do lançamento do livro, o momento contará também com apresentação da Orquestra e coro do Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA).

Todas as atividades são gratuitas, mas para participar, é necessário se inscrever até o início do evento pelo telefone (12) 3104-1549 ou pelo e-mail academia@santuarionacional.com. A inscrição dará direito à certificação expedida pela Editora Paulus, parceira da Academia Marial de Aparecida na realização do Café.


Fonte: Santuário Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.