Por Victor Hugo Barros Em Releases

Campanário Nacional será inaugurado na noite de Natal

Foto de: Thiago Leon

tlq7031

Campanário é composto por 13 sinos, simbolizando os apóstolos e Nossa Senhora.

 

Os sons do Campanário do Santuário Nacional vão soar pela primeira vez anunciando o nascimento de Jesus. A inauguração do conjunto de 13 sinos acontece após a missa da noite do dia 24 de dezembro, a partir das 21h. Na ocasião, haverá uma procissão e bênção do monumento, seguido do repique festivo dos instrumentos.

Segundo o administrador-ecônomo do Santuário Nacional, padre Daniel Antônio da Silva, a data da inauguração não foi escolhida por acaso. "Nós vamos entregar o Campanário celebrando o Natal, e quando o sino de Belém soar, soará também o Campanário Nacional. Queremos, desta forma, marcar o nascimento de Jesus Cristo neste Ano Jubilar.", explica.

A estrutura é um dos marcos que celebram o Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul. Em forma de mãos em prece, o Campanário mede 37,5 metros de altura, o equivalente a um prédio de 12 andares. A obra é pouco menor que as naves do Santuário que medem 40 metros.

Seguindo uma tradição da Igreja Católica, cada um dos sinos que compõe o conjunto é dedicado a um apóstolo de Jesus, sendo o maior deles consagrado à Virgem Maria e São José. Ele homenageia ainda os membros da Campanha dos Devotos, que auxiliaram na construção do Campanário.

Além da dedicação, cada sino também homenageará os cardeais, arcebispos e bispos que tem ligação com a história do encontro da Imagem, da chegada dos Missionários Redentoristas à Aparecida e da construção do Santuário Nacional. A concepção artística dos sinos é de autoria do artista sacro Cláudio Pastro, responsável pelo projeto artístico-teológico do interior da Basílica de Aparecida.

Músicas - Historicamente, as badaladas dos sinos anunciaram durante anos as festas solenes, procissões, chegadas, enterros, além de ser a voz de Deus chamando seu povo para as celebrações litúrgicas. No Santuário Nacional, além de marcar as horas e anunciar as missas, eles reproduzirão melodias de cantos conhecidos pelos devotos de Nossa Senhora Aparecida.

Isso será possível graças a um teclado próprio para esta função. Para os toques convencionais, os sinos badalarão movidos por motores eletromagnéticos. Já para a reprodução musical, eles permanecerão "parados" e martelos internos produzirão os sons do carrilhão.

Fim de ano - Além da missa do galo, celebrada no dia 24 de dezembro ás 21h, outras 7 celebrações devem acontecer ao longo do dia 25 para comemorar o nascimento de Jesus.

No dia 31 de dezembro, a Eucaristia em ação de graças pelo ano de 2016 acontece às 21h no altar central da Basílica, seguida da exposição do Santíssimo Sacramento e Te Deum, hino solene de agradecimento a Deus. No primeiro dia do ano, quando a liturgia da Igreja Católica celebra a solenidade de Maria, Mãe de Deus, outras 7 missas estão previstas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.