Por Victor Hugo Barros Em Releases Atualizada em 16 ABR 2018 - 15H46

Celebrações e carreata pelo estado celebram 40 anos do restauro da Imagem de Aparecida

Carreata com a imagem de Nossa Senhora sairá de São Paulo e percorrerá cidades paulistas até Aparecida (SP) recordando trajeto realizado há quatro décadas


CDM/ Santuário Nacional de Aparecida
CDM/ Santuário Nacional de Aparecida
Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Em 2018, o Santuário Nacional vai recordar e celebrar os 40 anos da restauração da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Para marcar a data, a partir do próximo dia 19 de maio, o maior templo mariano do mundo dará início à Cerimônia da Restauração. A celebração acontecerá todos os sábados às 15h na Basílica Velha até o dia 19 de agosto, quando será encerrada com uma carreata saindo da Catedral da Sé, em São Paulo (SP), rumo ao Santuário Nacional, em Aparecida (SP).

A procissão motorizada vai recordar o ato que aconteceu há quatro décadas, quando a Imagem retornou restaurada após um ataque sofrido em 16 de maio de 1978. Na ocasião, os fiéis se aglomeraram ao redor da Via Dutra para recepcionar a Padroeira que retornava para sua casa.

Durante as celebrações, serão lembradas realidades presentes no cotidiano da Igreja e da sociedade, bem como opções para superação das dificuldades destes cenários. “Mais do que fazer memória, queremos rezar pela restauração de diversas situações que permeiam nossa realidade social e eclesial”, destaca o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida.

Todas as 14 cerimônias serão presididas pelo missionário redentorista, padre Alberto Pasquoto. Na época do atentado sofrido pela Imagem, o sacerdote integrava a equipe das Missões, mas viu de perto o processo que culminou na reintegração do maior símbolo da fé católica brasileira. “Quando nossos confrades falaram sobre o esfacelamento da Imagem, disseram que seria difícil recuperá-la. Me lembro da alegria que foi quando soubemos que ela havia sido restaurada e retornaria para Aparecida”, recorda o religioso.

Já a missa em São Paulo acontecerá sob a presidência do arcebispo local, Dom Odilo Pedro Scherer. A eucaristia se iniciará às 7h30 na Catedral, com a presença da imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida.

Após a liturgia, uma carreata seguirá para a Via Dutra, em um trajeto ainda a ser confirmado. A Padroeira do Brasil passará pelas ruas e rodovias em carro aberto, para que possa ser saudada pela população das cidades por onde o cortejo passará. Além disso, os fiéis que desejarem poderão participar do trajeto com seus veículos.

A previsão é que a procissão motorizada chegue ao Santuário Nacional por volta das 13h30. Após uma recepção solene da imagem e dos motoristas, acontecerá uma missa às 14h no interior da Basílica de Aparecida. No fim da celebração, a imagem será solenemente coroada, já que, nesta data, a Igreja Católica celebrará a festa da assunção de Nossa Senhora.

A expectativa é de que os fiéis participem da carreata não só com seus veículos, mas que eles também estejam ao redor dos lugares por onde a imagem de Aparecida vai passar, repetindo uma cena que atravessou quatro décadas e ainda hoje é lembrada.

Fonte: Santuário Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.