Por Victor Hugo Barros Em Releases

Cinco mil fiéis devem participar de Via-Sacra no Morro do Cruzeiro

Cinco mil fiéis devem participar de Via-Sacra no Morro do Cruzeiro


Thiago Leon
Thiago Leon
Sexta-feira Santa da Via-Sacra no Morro do Cruzeiro

Antes mesmo do amanhecer da Sexta-Feira Santa cerca de cinco mil fiéis devem realizar um ato de fé e piedade durante a oração da Via-Sacra no Morro do Cruzeiro em Aparecida (SP). A procissão se inicia às 5h e recorda os últimos momentos da vida de Jesus divididos em 14 estações ao longo dos 900 metros de caminhada até o alto da colina. O silêncio e o respeito são fortes marcas do momento penitencial, que abre as atividades do dia no Santuário Nacional.

A caminhada dura cerca de uma hora e meia subindo aproximadamente 87 metros de altura. Ao longo do caminho, os painéis confeccionados em cimento pelo artista Adélio Sarro representam o sofrimento de Cristo no caminho para o Calvário. A caminhada chega ao fim aos pés de uma enorme cruz em aço que pesa 25 toneladas e possui 23m de altura.

O momento reúne aparecidenses e romeiros que realizam o percurso como forma de penitência e recordação dos sofrimentos vividos por Jesus em Jerusalém. Muitos dos presentes carregam velas nas mãos, representando a luz de Cristo que venceu a escuridão da morte. Outros realizam o trajeto descalços como forma de sacrifício.

Uma tradição de fé - A primeira cruz no alto do morro foi fixada em 1925 e, durante a celebração da Semana Santa do ano de 1948, no dia 6 de abril, foram inauguradas as capelinhas da Via-Sacra pelo vigário Padre Antônio Pinto de Andrade. No ano 2000 o local foi remodelado, ganhando a forma de hoje.

Celebrações da sexta-feira – Além da oração no Morro do Cruzeiro, a Via-Sacra também será celebrada no Altar Central às 9h, com meditação teatral. Ao meio-dia, acontece a celebração do Sermão das Sete Palavras, que rememora as últimas falas de Jesus, quando já estava crucificado. No período da tarde, às 15h acontece o principal momento do dia, com a Celebração da Paixão de Cristo, seguida, às 16h30, da Procissão do Senhor Morto.

Ao longo de todo o dia são esperados mais de 43 mil fiéis.

Para visualizar a programação completa acesse: www.a12.com/semanasanta

Atenção jornalista: Aqueles que desejarem cobrir a Via-Sacra no Morro do Cruzeiro deverão se informar sobre credenciamento, necessário também no espaço. As emissoras de TV que desejarem subir ao local com carro link ou qualquer outro veículo deverão fazê-lo no dia anterior. No dia e horário da Via-sacra não será liberada a movimentação de veículos no local.

Fonte: Santuário Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.