Por Flávia Gabriela Em Releases

Combate ao Trabalho Infantil é tema de evento no Santuário Nacional

Foto: Thiago Leon

Uma semana de atividades em Aparecida vai marcar uma campanha contra o Trabalho Infantil. O evento, abraçado pelo Santuário Nacional, é uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, integrando o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, e do Ministério Público do Trabalho (MPT) – Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região.

A atividade, intitulada Semana da Criança, acontece de 9 a 16 de outubro especialmente por conta do dia de Nossa Senhora Aparecida, data marcante para o Santuário que recebe milhares de fiéis, e também pelas comemorações do Dia da Criança.

Segundo o presidente do Comitê Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-15, desembargador João Batista Martins César, o combate ao trabalho infantil enfrenta uma resistência cultural no Brasil, pois é aceito com naturalidade quando se trata de crianças em situação de vulnerabilidade social. Para João Batista, a Igreja Católica tem uma grande história de atuação na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “Um exemplo disso são as Pastorais do Menor espalhadas por todo o País. Tendo em vista o grande fluxo de peregrinos no Santuário, a visibilidade e a importância do templo no Brasil e no mundo, uma estratégia de ação com este foco pode trazer bons resultados, proporcionando reflexão e conscientização sobre essa questão”, explica.

Participam da iniciativa os Tribunais Regionais do Trabalho da 15ª e 2ª Regiões, Procuradorias Regionais do Trabalho da 15ª e 2ª Regiões, Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – FNPETI  e o Fórum Estadual para Erradicação do Trabalho Infantil.

Missa de abertura contará com assinatura de carta de intenções

A programação da Semana da Criança está recheada de atividades para crianças, pais, educadores e público em geral. Serão palestras, missa, distribuição de cata-ventos (símbolo mundial de enfrentamento ao trabalho infantil) e de cartilha com 50 perguntas e respostas sobre o tema, recreação no Espaço Devotos Mirins, entre outros. 

A programação inclui ainda a Exposição Itinerante "Um Mundo Sem Trabalho Infantil", concebida pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho em parceria com a Comissão de Documentação do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A mostra busca retratar as piores formas de trabalho infantil, para que a sociedade exija o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes a fim de garantir a esses jovens um futuro digno e equilibrado.

No dia 9, uma celebração às 7h30 no Altar Central da Basílica marca o início da programação.  Além de contar com autoridades dos projetos de erradicação do trabalho infantil no Brasil, uma carta de intenções será lida e assinada ao final da celebração, alertando sobre a dimensão do problema no País.A missa será transmitida pela Rede Aparecida de Comunicação, TV Cultura e emissoras coligadas.

Já confirmaram participação o presidente do TST, ministro Ives Gandra da Silva Martins Filho, bem como a ministra Maria de Assis Calsing, vice-coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho. Estarão presentes também o procurador-geral do MPT, Ronaldo Curado Fleury, o presidente do TRT-15, desembargador Lorival Ferreira dos Santos, diversos magistrados do Regional e Procuradores do Trabalho.

Antes disso, no dia 27, próxima terça feira, uma palestra reunirá 350 professores da rede Pública de Aparecida no Auditório Santo Afonso, para abordar os diferentes aspectos do Trabalho Infantil no País.

PROGRAMAÇÃO

27/ 09

  • 17h30 – Palestra para os professores
  • Local:  Auditório Santo Afonso

30/09

  • Exposição “Um Mundo sem Trabalho Infantil”

9/10

  • 7h30 – Missa (leitura e assinatura da carta)
  • Coletiva de Imprensa
  • Esquete Devotos Mirins Subsolo
  • Distribuição de leques e adesivos

10/10

  • 14h30 às 17h30 – Atividades para crianças de 0 a 11 anos, com Visita à Imagem, recreação no Centro de Eventos padre Vítor, distribuição de balões e brincadeiras para ascrianças.

11/10

  • Teatro Devotos Mirins no Subsolo (dia todo)

12/10

  • 7h – Missa das Crianças
  • A partir das 8h30 - Devotos Mirins e distribuição de cata-vento

13/10

  • 9h - Programa Especial Bem-vindo Romeiro (matéria e entrevista)

14/10

  • 6º Seminário Nacional sobre o TRABALHO INFANTOJUVENIL da AMATRAXV – Centro de Reuniões Santo Afonso de Ligório - Hotel Rainha do Brasil – Aparecida-SP.

15/10

  • Programação no Espaço Devotos Mirins

16/10

  • 8h - Celebração de Encerramento
  • Distribuição de Material
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Flávia Gabriela, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.