Releases

Dia Oracional celebra festa dos corações de Jesus e Maria

Marcando comemorações, cerimônia vai entregar capelinhas com a imagem de Nossa Senhora Aparecida para devotos

Escrito por Victor Hugo Barros

10 JUN 2021 - 09H39

Thiago Leon Dia Oracional (Thiago Leon)
Thiago Leon
Thiago Leon


Como forma de preparar os devotos para as celebrações da Festa da Padroeira, o Santuário Nacional de Aparecida (SP) realiza, no dia 12 de cada mês, o Dia Oracional Mariano. No sábado (12), as cerimônias da data vão recordar a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria, comemoradas no calendário católico no próximo fim de semana.

A celebração Aparecida pelo Brasil, considerada a principal do dia, acontece às 9h no Altar Central da Basílica. Durante a cerimônia, capelinhas com a imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida serão entregues à devotos que levam para suas casas, auxiliando na evangelização em suas paróquias e comunidades.

“Há muitas pessoas que não conseguem vir ao Santuário de Aparecida por vários motivos. Mas Aparecida vai até a casa dos devotos. Essa é a ideia principal do projeto Aparecida pelo Brasil. É a presença da Mãe de Deus na vida e na história daqueles que amam Nossa Senhora, na vida e na história daqueles que amam Aparecida”, explica o reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo.

Os peregrinos que estiverem no Santuário poderão participar da celebração Aparecida pelo Brasil. A entrada para a missa acontece na Esplanada São João Paulo II, próximo à Capela da Ressurreição. No local, acontece uma triagem sanitária, com aferição de temperatura corporal e higienização das mãos.

Os fiéis que não puderem participar presencialmente da celebração Aparecida pelo Brasil, poderão acompanhar o ritual pelas redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e Youtube) ou pela Rede Aparecida de Comunicação. Mesmo à distância, os devotos podem enviar seus pedidos de intenção para o Dia Oracional pelo site www.a12.com/intencao ou pelo telefone 0300 2 10 12 10.

Origem da devoção – As festas do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria são datas móveis. As comemorações são celebradas habitualmente no mês de junho, no segundo fim de semana após a solenidade de Corpus Christi.

A solenidade do Coração de Jesus é baseada nas visões de Santa Margarida Maria Alacoque. De acordo com a Igreja, a partir de 1673, a religiosa francesa começou a ter visões de Cristo, que lhe pedia para ter uma devoção particular ao seu Coração. Em 1889, o papa Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus. Cerca de 50 anos depois, o papa Pio XII recomendou esta devoção para toda a Igreja, inspirada na festa que os franciscanos já celebravam há algum tempo, desde 1856, com o papa Pio IX.

Já a festa do Imaculado Coração de Maria nasce na Idade Média, baseadas nas devoções de místicos, teólogos e ascetas. A comemoração foi promovida por São João de Eudes, que em 1648 a tornou litúrgica. Porém, apenas em 1917, com as aparições de Nossa Senhora de Fátima, o Coração de Maria passou a ser venerado com maior ardor pelos fiéis. Em 4 de maio de 1944, o Papa Pio XII ordenou que esta festa fosse observada em toda Igreja. No dia 25 de março de 1984, o então Papa João Paulo II realizou na Basílica de São Pedro a solene consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria em união espiritual com os bispos do mundo inteiro.

Fonte: Santuário Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.