Por Victor Hugo Barros Em Releases

Espetáculo reconhecido pelo Vaticano se apresenta em Aparecida

Foto de: Alan Rajá

Espetáculo reconhecido pelo Vaticano se apresenta em Aparecida

Dois Pontos Cia de Dança Teatro

 

Espetáculo reconhecido pelo Vaticano se apresenta em Aparecida

A obra integra dança e teatro e conta a história da Padroeira do Brasil

Depois de ser apresentado em diversas partes do Brasil e em Roma, o espetáculo 1717 chega a Aparecida em duas apresentações, nos dias 29 e 30 de abril. O trabalho artístico e cultural reúne teatro e dança para contar a história da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, e é desenvolvido pela companhia Dois Pontos, de Florianópolis. As exibições acontecem no auditório do Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), e são restritas a convidados.

A apresentação é dividida em quatro partes: “Anunciação” (a feitura em barro da mãe de Jesus e seu achado no rio), “Peregrinação” (fé a caminho do Santuário ou de si mesmo), “Pedidos e Agradecimentos” (profusão de milagres) e “Destruição e Coroação” (tempestade de pecados e a nova rainha). Durante os atos, são executadas músicas da cultura popular nas vozes de Maria Bethânia e Caetano Veloso. A canção “O que será”, por exemplo, reflete o atentado à Imagem em 1978, e seu retorno triunfal depois de reconstituída.

Elementos que recordam o encontro da Imagem, como a rede, fazem parte do cenário da peça, projetado para seu caráter itinerante. As ações dos bailarinos, sete ao todo, acontecem ora em grupo, ora em dupla. A coreografia é composta por vários estilos, como samba, danças urbanas, forró, e também o improviso com jogos teatrais, o que reflete a diversidade cultural do Brasil. O elenco conta ainda com uma tradutora e intérprete em Libras (Língua Brasileira de Sinais), que compõe a cenografia e permite a acessibilidade.

Em outubro do último ano, durante uma apresentação no Colégio Pio Brasileiro, em Roma, a peça recebeu a chancela cultural do Pontifício Conselho para a Cultura, organismo do Vaticano que opera no encontro entre a mensagem do Evangelho e as diversas manifestações culturais.

"Apresentamos todo o trabalho, e o Pontifício Conselho se reuniu e resolveu nos dar uma chancela que reconhece o nosso trabalho artístico e cultural. Com essa chancela – que não é um patrocínio financeiro, mas um patrocínio ‘moral’, como eles dizem – muitas portas se abriram. Inclusive o convite para a apresentação aqui no Colégio Pio Brasileiro”, disse Alexandra Klein, diretora geral e artística da obra, em entrevista à Rádio Vaticano.

Espetáculo aberto à imprensa – No sábado (29), a apresentação será aberta aos veículos de comunicação que desejarem acompanhar a exibição. Para participar, é preciso realizar o credenciamento de imprensa até as 15h do mesmo dia. A solicitação deve ser enviada ao e-mail imprensa2@santuarionacional.com.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.