Por Victor Hugo Barros Em Releases Atualizada em 06 ABR 2018 - 11H15

Grupos de congadas visitarão Santuário neste sábado

Grupos de congadas visitarão Santuário no próximo sábado


Thiago Leon
Thiago Leon
Congadeiros em apresentação diante do Altar Central

A alegria, o ritmo e o colorido das congadas vão dar o tom da manhã deste sábado (7) no Santuário Nacional. Isso porque o maior templo mariano do mundo acolherá cerca de 100 grupos de congados às 10h30. Os congadeiros dançarão diante do Altar Central e do Nicho da Imagem de Nossa Senhora Aparecida como forma de saudar e homenagear a Padroeira do Brasil.  Neste dia não haverá a celebração da santa missa das 10h30.

Esta apresentação integra a programação da 109ª Festa de São Benedito, uma das mais tradicionais expressões religiosas de Aparecida (SP). A comemoração atrai fiéis dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo.

Apesar da Festa acontecer em Aparecida (SP) desde 1909, as congadas só adentraram a Basílica em 2002. Antes disso, havia apenas uma bênção e consagração das Congadas na Praça da Basílica Velha, ato que se repete até hoje sempre no sábado da festa às 15h30.

Devoção histórica – Nascida para recriar a coroação de um rei do Congo, as congadas possuem sua origem ainda no Brasil Colônia, no século XVII. Elas se constituíam originalmente como procissões animadas por danças, cantos e músicas. Geralmente, os homenageados eram Nossa Senhora do Rosário, São Benedito ou Santa Efigênia, tradição que se repete até hoje.


Fonte: Santuário Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.