A alegria, o ritmo e o colorido das congadas vão dar o tom da manhã deste sábado (7) no Santuário Nacional. Isso porque o maior templo mariano do mundo acolherá cerca de 100 grupos de congados às 10h30. Os congadeiros dançarão diante do Altar Central e do Nicho da Imagem de Nossa Senhora Aparecida como forma de saudar e homenagear a Padroeira do Brasil. Neste dia não haverá a celebração da santa missa das 10h30.
Esta apresentação integra a programação da 109ª Festa de São Benedito, uma das mais tradicionais expressões religiosas de Aparecida (SP). A comemoração atrai fiéis dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo.
Apesar da Festa acontecer em Aparecida (SP) desde 1909, as congadas só adentraram a Basílica em 2002. Antes disso, havia apenas uma bênção e consagração das Congadas na Praça da Basílica Velha, ato que se repete até hoje sempre no sábado da festa às 15h30.
Devoção histórica – Nascida para recriar a coroação de um rei do Congo, as congadas possuem sua origem ainda no Brasil Colônia, no século XVII. Elas se constituíam originalmente como procissões animadas por danças, cantos e músicas. Geralmente, os homenageados eram Nossa Senhora do Rosário, São Benedito ou Santa Efigênia, tradição que se repete até hoje.
Fonte: Santuário Nacional
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.