Desde a noite de ontem (26), mais de 300 expositores estão reunidos no Salão Paranaense de Turismo, em Curitiba (PR). Nesta edição, a 24ª do evento, o turismo religioso ganha destaque com a participação de destinos nacionais de peregrinação. Entre eles, está o Santuário Nacional, que trouxe para a feira a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, presente pela primeira vez em eventos desta categoria.
Além de conhecer uma réplica fac símile da Padroeira do Brasil, quem passa pelo espaço dedicado ao maior templo mariano do mundo pode levar uma recordação do momento em forma de foto. Por meio de um totem instalado no local, é possível ser fotografado com uma margem dedicada à Nossa Senhora Aparecida.
Outro destaque para quem visita o local são os brindes oferecidos pelo Hotel Rainha do Brasil e pelo Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, empreendimentos que representam o Santuário Nacional no Salão Paranaense. Entre eles, destaca-se uma sacola estilizada com a imagem da Padroeira e a Água Mineral do Santuário, que estão fazendo sucesso entre os visitantes.
A participação do maior centro de peregrinação brasileiro no evento será completada no sábado (28), com uma palestra às 15h40 na Sala Morrestes da Expo Unimed, local onde acontece a feira. Intitulada “Aparecida dos 13 milhões de fiéis”, ela apresentará a estrutura do Santuário Nacional e as características da devoção à Nossa Senhora Aparecida, bem como seus impactos no cenário nacional.
Números da fé - Além do maior templo mariano do mundo, operadores de turismo religioso também participarão do evento. Isso porque hoje, no Brasil, este segmento movimenta cerca de 20 milhões de pessoas por ano em viagens domésticas, girando cerca de R$ 15 bilhões, segundo dados do Ministério do Turismo.
Aparecida nos cenários nacional e internacional - Atualmente, Aparecida (SP) se configura como o destino mais procurado pelos turistas, atraindo 13 milhões de pessoas anualmente. Isso representa 65% da cifra total do país neste segmento.
O local também é mais visitado que outros importantes centros de peregrinação mundiais como Fátima, que estima 8 milhões no último ano; e Lourdes, com 6 milhões de peregrinos. Entre os santuários marianos, apenas Guadalupe concentra mais fiéis do que Aparecida, com cerca de 20 milhões de pessoas por ano.
Acolher bem também é evangelizar - Para acolher os milhares de peregrinos, uma estrutura de acolhimento foi pensada pelo Santuário Nacional ao longo do tempo. “Tudo o que aqui foi sendo feito e está sendo feito, vem de encontro às necessidades do romeiro que vem visitar Nossa Senhora”, destaca o reitor do Santuário, padre João Batista de Almeida.
Só a Basílica possui capacidade para 30 mil pessoas durante as celebrações. Em dias de festa, o templo fica pequeno para acolher todos os fiéis. Para organizar tanta gente, mais de dois mil funcionários e cerca de mil voluntários trabalham diariamente. Além deles, uma equipe composta por 29 religiosos realiza o atendimento pastoral ao longo da semana. No sábado e no domingo, outros sacerdotes também auxiliam na celebração e missas e na administração dos sacramentos.
O estacionamento, que detêm o título de maior da América Latina, possui mais de três mil vagas para carros de passeio, duas mil vagas para ônibus, 602 vagas para bicicletas, 526 vagas para motorhomes e trailers e um receptivo para cavalos, já que a romaria a cavalo também é marca da devoção à Rainha e Padroeira do Brasil.
Com o crescente aumento na demanda de visitantes, em 2012 foi criado o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. O local tem capacidade para oito mil pessoas e se configura como um espaço multiuso para eventos religiosos, culturais e esportivos. O espaço ganhou destaque internacional quando sediou, entre junho e julho de 2016, o Centro de Treinamento da Ginástica Rítmica Russa.
No mesmo ano, o Santuário Nacional também inaugurou outro empreendimento, o Hotel Rainha do Brasil. Perto de completar seis anos de funcionamento, o local se destaca pelos serviços prestados. Foram eles que garantiram ao Rainha do Brasil uma posição entre os dez melhores do Brasil na categoria quatro estrelas em 2017, segundo o portal Trivago. A premiação teve como base as avaliações de hóspedes de todo o país.
Toda a estrutura e seus detalhes poderão ser conferidas pelos participantes do Salão Paranaense de Turismo até às 18h do próximo sábado (28), quando se encerra o evento. A expectativa é de que a feira reúna cerca de três mil profissionais de turismo e eventos.
Fonte: Santuário Nacional
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.