Por Matheus Andrade Em Releases

Meio Ambiente será tema de estudo no Santuário Nacional

Foto de: Thiago Leon

Baldaquino do Santuário Nacional de Aparecida

 

 

 

 

 

 

 

Tem início nesta segunda-feira (5) a 2ª Semana do Meio Ambiente promovida pelo Santuário Nacional de Aparecida. As atividades se estendem até sexta-feira (9) e reunirão devotos, colaboradores do Santuário, poder público e entidades do terceiro setor.

A programação é motivada pelas comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado nesta segunda-feira e busca ampliar a conscientização sobre a necessidade de preservação dos recursos naturais. 

O tema desta edição do evento estenderá a reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade deste ano, que alertou sobre a necessidade de cultivar e guardar a criação, através do tema “Biomas brasileiros e a defesa da vida”.

No primeiro dia do evento (5/6), a solenidade de abertura acontecerá às 9h no Auditório Noé Sotillo, no subsolo da Basílica, e, em dois momentos, serão abordadas as práticas sustentáveis desenvolvidas pelo Santuário Nacional e pela Prefeitura da Aparecida. 

A semana ainda terá uma palestra sobre a gestão hídrica da Bacia do Rio Paraíba do Sul (6/6), técnicas para recuperação de áreas degradadas (7/6) e um aprofundamento na temática da Campanha da Fraternidade (8/6). As atividade acontecem sempre às 9h no Auditório Padre Noé Sotillo.

Todos os momentos serão conduzidos por parceiros referência nas áreas que atuam: André Marques Paula Santos, que é Diretor Executivo da AGEVAP, a Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul; Professor Ricardo Ribeiro Rodrigues, que é titular do Departamento de Ciências Biológicas ESALQ/USP, com amplo conhecimento de áreas degradas recuperadas; e Mário Cesar Mantovani, que é Diretor de Políticas Públicas da organização não-governamental SOS Mata Atlântica.

No terceiro dia de evento (7/6), além do momento formativo e de reflexão, os participantes serão conduzidos à fazenda Santana, às margens da rodovia Presidente Dutra, onde participarão de uma ação efetiva para recuperação de uma área degradada, realizando o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica.

O encerramento da II Semana do Meio Ambiente será na sexta-feira (9/6) com a celebração de uma Missa no Altar Central da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, seguida de outra ação direta para o cuidado com as áreas verdes. Os presentes serão convidados para uma caminhada até uma área próxima da Basílica, onde também realizarão o plantio de mudas.

PROGRAMAÇÃO

Dia 05/JUN

Abertura Oficial da Semana Do Meio Ambiente 

9h00 |Palestra: “Santuário Sustentável” - Washington Agueda / Minoru Ohya

9h30 |Palestra: “Projetos Sustentáveis do Município de Aparecida” - José Benedito Angelieri (Secretário Municipal de Meio Ambiente)

Dia 06/JUN

9h00 | Palestra: "Gestão Hídrica da Bacia do Rio Paraíba do Sul" - Engº André Marques Paula Santos (Diretor Executivo da AGEVAP)

Dia 07/JUN

9h00 | Palestra: “Restauração Florestal – Técnicas de Plantio e Manutenção de Áreas Degradadas” - Ricardo Ribeiro Rodrigues (Prof. Titular do Departamento de Ciências Biológicas ESALQ/USP)

10h00 | Plantio de mudas Nativas da Mata Atlântica na Fazenda Santana

Dia 08/JUN

9h00 | Palestra:  “Campanha da Fraternidade 2017 – Biomas Brasileiros" - Mário Mantovani (Fundação SOS Mata Atlântica)

Dia 09/JUN

9h00 | Missa de encerramento no Altar Central

10h00 | “Cultivando na Casa Da Mãe” Plantio de mudas próximo ao Heliponto

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Matheus Andrade, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.