Por Victor Hugo Barros Em Releases Atualizada em 11 JUN 2021 - 10H00

Missa em Aparecida abre Semana Nacional do Migrante

Iniciativa acontece desde a década de 80 para inspirar a reflexão sobre a acolhida ao migrante

Thiago Leon
Thiago Leon


Com o tema 'Migração e Diálogo' e o lema 'Quem bate à nossa porta?', a Igreja Católica inicia, no próximo domingo (13), a 36ª Semana do Migrante. A abertura nacional da ação acontece na Basílica de Aparecida (SP), durante a missa das 8h. A celebração será presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e transmitida pelas redes sociais do Santuário Nacional (Facebook e Youtube) e Rede Aparecida de Comunicação.

Abordar essa temática significa estar disposto a ser uma Igreja em saída, sempre. Querer dialogar é sinônimo de quem se abre para a não intransigência”, afirma dom José Luiz Ferreira Salles, bispo da diocese de Pesqueira (PE), presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes e referencial do Setor de Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A migração é uma situação cada vez mais presente na sociedade. De acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), publicado em setembro de 2019, a quantidade de pessoas morando fora do país de origem chega a 271,6 milhões, o que equivale a 3,5% da população mundial.

Neste ano, por causa da pandemia, as ações da Semana serão desenvolvidas na internet. A temática será refletida até o dia 20 de junho por meio das redes sociais da Pastoral dos Migrantes. A programação conta com celebrações, palestras e debate.

Semana do Migrante – Desde 1981, no dia 25 de junho ou no domingo imediatamente anterior, o Dia do Migrante é comemorado no Brasil. Em 1986, como forma de preparação para a data, nasceu a Semana do Migrante. Desde então, a data inspira a reflexão sobre a acolhida ao migrante.

Fonte: Santuário Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.