Por Victor Hugo Barros Em Releases

Presbíteros de todo Brasil se reúnem em encontro no Santuário Nacional

dest_presbiteros

Encontro aconteceu no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida e reuniu mais de 5850 padres de todo Brasil / Foto: Thiago Leon

De 19 a 25 de abril, o Santuário Nacional acolheu a 16ª edição do Encontro Nacional de Presbíteros. A reunião contou com a participação de mais de 550 padres, representando todas as Dioceses e Arquidioceses do Brasil. Os trabalhos foram orientados a partir do tema principal: “Presbíteros do Brasil, alegria no testemunho do Evangelho”.

O evento, promovido pela Comissão Nacional dos Presbíteros e pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB,  foi realizado no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida e foi assessorada por religiosos nacionais e internacionais. Entre os presentes, estava o secretário para os Seminários junto à Congregação para o Clero, Dom Jorge Patrón Wong. Para o prelado, o encontro é um momento importante para a formação contínua dos sacerdotes, além de ser uma oportunidade de celebração entre os sacerdotes de todo país. “Um encontro como esse é muito importante, porque a renovação da Igreja depende da contínua renovação dos sacerdotes, que enquanto servidor do povo de Deus, necessita sempre da alegria de encontrar-se com Jesus para transmiti-lo aos demais. É também o momento de nos encontrarmos enquanto irmãos, filhos e servidores de Deus, e como irmãos, sermos bons padres para nosso povo.”

tlq1307_768x513

Secretário para os Seminários junto à Congregação para o Clero, Dom Jorge Patrón Wong / Foto: Thiago Leon

Ainda segundo Dom Patrón, momentos como este chamam a atenção do Santo Padre e da Sé Romana. “Tanto o Papa Francisco quanto a Congregação para o Clero, ficaram muito felizes em saber que no Brasil acontecem estes encontros, porque tudo o que se realiza para vivificar o ‘fogo’ da vida interior do sacerdote trará bons frutos para nosso povo.”, reforçou.

Além do Secretário da Congregação para o Clero, o Núncio Apostólico para o Brasil, Dom Giovanni D’Aniello esteve presente no evento e dirigiu a palavra aos sacerdotes. Para ele, o Encontro auxilia na comunhão dos presbíteros de todo país. “A dimensão nacional desta reunião faz com que todos se sintam membros da mesma Igreja, que é universal, mas está presente no Brasil com suas características locais. E isso acontece junto à Casa da Mãe, e aqui eles se reúnem para pedir as forças, as graças, para continuar sempre caminhando juntos na unidade da Igreja, junto à Santíssima Trindade.”, salientou o representante do Papa no Brasil.

O religioso lembrou ainda que os trabalhos se iniciaram três dias após o encerramento da 54ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, e por este motivo, servem de continuidade às atividades iniciadas pela Conferência Episcopal. “É interessante observar que toda a igreja do Brasil se reúne em Aparecida. Primeiro os bispos em Assembleia, e depois os padres no seu Encontro. Isso me parece quase uma continuação.”. Com o fim do encontro, os padres devem levar para suas dioceses as experiências obtidas ao longo do evento, fortalecendo assim a formação presbiteral permanente em suas localidades. A expectativa é de que a 17ª edição do evento aconteça em 2018, novamente em Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.