Por Victor Hugo Barros Em Releases Atualizada em 05 ABR 2019 - 09H54

Refletindo serviço aos pobres, romaria reúne milhares de vicentinos em Aparecida

Peregrinação, que neste ano chega à 49ª edição, é uma das maiores acolhidas pelo Santuário Nacional

SSVP/CMBH
Peregrinação é o maior evento vicentino do mundo

Mais de 30 mil participantes da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) devem passar pelo Santuário Nacional neste fim de semana, por ocasião da 49ª Romaria Nacional dos Vicentinos. Neste ano, a peregrinação, uma das maiores acolhidas pela Basílica da Padroeira do Brasil, acontece de sexta (05) a domingo (07) em Aparecida (SP).

Pela primeira vez, a abertura da Romaria acontece na sexta-feira (05). Neste dia, às 17h, os vicentinos brasileiros vão se reunir no Caminho do Rosário, localizado na Cidade do Romeiro, para iniciar a contemplação do terço. Em cada mistério será possível refletir sobre as cinco virtudes de São Vicente de Paulo: mansidão, simplicidade, zelo, mortificação e humildade.

No sábado (06), acontece a maior parte dos eventos da peregrinação. O dia de se inicia com uma Via-Sacra no Morro do Cruzeiro, às 9h. No período da tarde, os participantes se reúnem no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, onde acontecem workshops, apresentações culturais e um festival musical. Entre as atrações, está a apresentação da participante do The Voice Kids, Laura Kaori. A cantora é membro da Conferência Santo Antônio, na cidade de Moreira Sales (PR).

O último dia da Romaria, domingo (07), é também o que reúne maior número de participantes. Nela, acontece o ponto alto da peregrinação, a missa rezada no Altar Central da Basílica. A celebração será presidida pelo bispo de Caraguatatuba (SP), Dom José Carlos Chacorowski. O religioso pertence à Congregação da Missão, ordem de padres fundada por São Vicente de Paulo, santo que inspira o carisma vicentino. Também neste dia, como tradicionalmente acontece todos os anos, os participantes vão renovar o compromisso de serviço aos pobres.

A peregrinação é o maior encontro anual de participantes da Sociedade de São Vicente de Paulo. Para o presidente nacional da entidade, Cristian Reis da Luz, o momento impulsiona os trabalhos desenvolvidos pelos vicentinos, que se dedicam a cuidar de pessoas em situação de vulnerabilidade social nas paróquias e comunidades. “Recebemos aqui um combustível para nossos trabalhos semanais junto às famílias que socorremos e amamos. Um combustível que vem de Deus”, afirma.

Vicentinos no mundo - Com mais de 700 mil membros espalhados pelo mundo, a Sociedade de São Vicente de Paulo é um dos movimentos mais populares da Igreja Católica, marcando presença em 143 países. O Brasil concentra o maior número de participantes, com mais de 250 mil voluntários, organizados em cerca de 20 mil Conferências e 36 Conselhos Metropolitanos.

Milagre brasileiro - O país também pode possibilitar a canonização do fundador dos vicentinos, Beato Frederico Ozanam. Em 1926, uma cura alcançada na cidade de Niterói (RJ) constituiu-se no milagre necessário à beatificação, reconhecido em 1996. A cerimônia de beatificação foi celebrada a 22 de agosto de 1997, na Catedral Notre Dame de Paris, pelo Papa João Paulo II.

Atualmente, um possível segundo milagre, também acontecido no Brasil, é analisado pelos peritos que compõem a Causa de Canonização, que quer elevar o leigo católico à honra dos altares. O caso aconteceu em 2014, na cidade de Conselheiro Lafaiete (MG). Trata-se de uma graça obtida em favor de um nascituro, cuja calota craniana não havia se formado no tempo previsto, o que terminaria por configurar um caso de anencefalia. Após a família recorrer a intercessão de Ozanam, a formação craniana se apresentou completa. Hoje, a criança possui quatro anos de idade.

Por Victor Hugo Barros, em Releases