Por Matheus Andrade Em Releases

Romaria carioca leva milhares de devotos à Aparecida

romaria_rio_de_janeiro_matheus_andrade_75_2

O Santuário Nacional de Aparecida acolheu neste sábado, 30, a tradicional Romaria da Arquidiocese do Rio de Janeiro, peregrinação que acontece anualmente desde 1902. A previsão inicial era de que cerca de 60 mil devotos, das mais de 250 paróquias cariocas, estivessem presentes acompanhados por todo o clero da capital fluminense. Uma contagem parcial, às 10h, apontou que 35 mil pessoas já estavam em Aparecida.

Além de participarem da Santa Missa, que foi presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, os romeiros também rezaram o Terço de Nossa Senhora, na Tribuna Papa Bento XVI e estiveram no Morro do Cruzeiro meditando a Via-Sacra. 

Em todas as atividades programadas participaram, além dos fiéis, centenas de Padres, seis Bispos auxiliares, um Bispo emérito e o Arcebispo da cidade abençoada por São Sebastião.

Durante a celebração da Missa, Dom Orani relembrou que o Rio de Janeiro vive o Ano Arquidiocesano da Caridade sob o tema "Amar, Unir, Servir", e que um dos gestos concretos do Ano é a coleta para a Campanha "Alimente a Esperança. Ajude o Haiti". O Arcebispo falou ainda sobre os atuais desafios vivenciados pela Igreja, em função da perseguição e martírio dos cristãos.

O Cardeal destacou também a comemoração dos 275 anos do Seminário São José, responsável pela formação do clero carioca, frisando a importância da grande presença dos seminaristas na Romaria, que encerravam as atividades do mês vocacional. "Que essa romaria renove os corações e que o Reino de Deus aconteça em nossa cidade", disse.

Na homilia Dom Orani refletiu sobre o Evangelho do dia (Mt 25,14-30), e ressaltou a missão evangelizadora da Igreja de fazer acontecer o Reino de justiça, paz e vida. "As situações nos colocam ainda mais nos braços da Mãe Aparecida, para dizer: 'interceda por nós, reze por nós, para que possamos corresponder ao chamado do Senhor e levar a vida em plenitude que Cristo veio trazer para todas as pessoas'", refletiu o Cardeal.

Dom Orani também motivou os cristãos a se empenharem para multiplicar os dons. "Agradeço a Deus por ver muitas pessoas que têm multiplicado os talentos, se dedicando à missão, como Igreja unida nesse trabalho na grande metrópole. Nos colocamos aqui diante de Nossa Senhora, como 'os servos do Senhor', para que se cumpra o plano de Deus em nossa vida", concluiu.

A previsão do Santuário Nacional para o último final de semana de agosto é de mais de 190 mil devotos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Matheus Andrade, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.