Por Victor Hugo Barros Em Releases

Workshop em Aparecida marca maior plantio de árvores da história do Vale do Paraíba

Mais de 620 mil mudas nativas serão plantadas em duas cidades do Vale do Paraíba


Thiago Leon
Thiago Leon
Workshop em Aparecida marca maior plantio de árvores da história do Vale do Paraíba

Desde o ano de 2016, o Santuário Nacional, por meio de uma parceria com a SOS Mata Atlântica, realiza um trabalho de restauração florestal de áreas próximas ao Santuário Nacional. Na próxima quarta-feira (25), mais um passo será dado para a consolidação do reflorestamento. Nesta data, uma cerimônia irá marcar o lançamento do projeto que vai restaurar 248 hectares de Mata Atlântica nos municípios de Aparecida (SP) e Taubaté (SP).

O evento acontecerá às 9h30 no Centro de Reuniões Santo Afonso de Ligório, nas imediações do Hotel Rainha do Brasil, em Aparecida, e tem como convidados, representantes de projetos ligados ao meio ambiente no Vale do Paraíba, das indústrias da região e especialistas da SOS Mata Atlântica.

A programação com uma acolhida realizada pelo administrador/ecônomo do Santuário Nacional, padre Daniel Antônio da Silva. Logo após, acontecerão apresentações sobre diversos temas, com especialistas da SOS Mata Atlântica.

Mais de 620 mil mudas - No projeto, mais de 620 mil mudas nativas serão plantas em diversos terrenos. Estima-se que essa recuperação aconteça até 2020, caracterizando o maior plantio do Vale do Paraíba.

O gestor da área de conservação do Santuário, Washington Agueda explica que essa iniciativa vai aumentar a infiltração do solo, proteger as nascentes e criar um ambiente propício para a fauna e a flora. “O Santuário Nacional tem uma grande preocupação com o Meio Ambiente. Neste sentido, viu a necessidade de fazer essa ação para aumentar a infiltração de água no solo, bem como, a partir da instituição, sensibilizar pessoas da comunidade e de todo o Brasil com o cuidado com o que papa Francisco chamou de "Casa Comum"”.

A ação também contempla projetos de educação ambiental com jovens, ações de sensibilização e engajamento da sociedade e dos devotos pela conservação da Mata Atlântica.

Além de gerar benefícios para o solo, a iniciativa também vem de encontro a uma constante atenção da Igreja Católica à preservação do meio ambiente. O maior impulso veio da Carta Encíclica “Laudato Si”, escrita pelo Papa Francisco. No documento, o pontífice chama a atenção para o cuidado para com a natureza.

O evento é fechado à representantes de instituições ambientais do Vale do Paraíba. Outras ações serão realizadas para a comunidade da região visando conscientizar sobre a importância da preservação dos bens naturais.

Fonte: Santuário Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.