Nesta terça-feira (12), um mês após a Novena e Festa da Padroeira 2024, o Santuário Nacional celebrou o Dia Oracional Mariano na Santa Missa das 9h, realizada no Altar Central. A celebração foi presidida pelo Missionário Redentorista e Diretor de Produção da TV, Pe. Mauro Vilela, C.Ss.R.
Pe. Mauro, iniciou a celebração ressaltando a importância do serviço na vida Cristã. Ele afirmou:
“Meus queridos, uma das palavras-chave da Liturgia da Palavra de hoje, sem dúvida alguma, é o serviço. E hoje, Dia Oracional Mariano, dia do projeto Aparecida pelo Brasil, projeto evangelizador do Santuário Nacional, olhamos para a palavra ‘serviço’: o servir, o trabalhar, oferecer as mãos, fazer algo melhor, ajudar o outro. O serviço pastoral na nossa Igreja. Muitas vezes, temos dificuldades em servir. Para que possamos celebrar bem os mistérios desta Eucaristia, pedimos perdão quando a Palavra ‘serviço’ não entrou em nosso vocabulário.”
Destacando a centralidade do serviço na vida cristã, especialmente no contexto da Liturgia da Palavra e da missão evangelizadora da Igreja, o sacerdote nos convidou a meditar sobre o ato de servir, que implica colocar-se à disposição do próximo, trabalhar pelo bem comum e contribuir ativamente com a comunidade.
Na homilia, Pe. Mauro Vilela trouxe uma bonita reflexão sobre o papel do cristão no mundo, especialmente à luz do exemplo de Maria. Ele iniciou recordando o tema da Novena de Aparecida, cujo refrão “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança” ainda ecoa nos corações dos fiéis.
Nesse contexto, destacou a importância do Dia Oracional Mariano como um momento especial de acolhimento, não só daqueles presentes no Santuário Nacional, mas também dos que acompanham pela Rede Aparecida de Comunicação.
O sacerdote lembrou que o Santuário, com o apoio dos Missionários Redentoristas, busca ampliar sua missão por meio da Família dos Devotos e a iniciativa da Capelinha Missionária, que leva a mensagem de fé e esperança a milhares de lares com Nossa Senhora Aparecida.
Pe. Mauro enfatizou que a missão do cristão é ser servo, à semelhança de Maria, que, mesmo grávida, colocou-se a serviço de sua prima Isabel. Esse gesto, feito com alegria e simplicidade, ensina que o verdadeiro serviço nasce do amor e da disposição de ajudar o próximo.
Segundo ele, o Evangelho de Jesus Cristo é o Evangelho da vida, e, hoje, mais do que nunca, é preciso valorizar a vida humana em todas as suas dimensões. Ele alertou sobre os perigos de uma humanidade egoísta, voltada para si mesma, e destacou a urgência de construir um mundo mais fraterno, onde cada um se torne útil para o outro.
Durante a homilia, o sacerdote também mencionou o exemplo de Jesus no lava-pés, ato que revela que o serviço é o caminho para a transformação. Ele convidou os fiéis a se unirem à Família dos Devotos, assumindo o compromisso de evangelizar em suas comunidades, bairros e famílias. “A Capelinha de Nossa Senhora” — explicou — “simboliza a presença de Maria, que abre portas, acende luzes e mostra caminhos de diálogo, perdão e reconciliação”.
Por fim, Pe. Mauro reforçou que o serviço desinteressado ao próximo é um instrumento poderoso para a construção da paz. Ele encorajou todos a dedicarem tempo e amor aos irmãos, lembrando que essa dedicação contribui para a formação de um “mundo novo com um coração novo”.
Com palavras de bênção e esperança, ele pediu que Nossa Senhora intercedesse por cada fiel, concedendo-lhes as graças necessárias e inspirando-os a transformar essas bênçãos em gestos concretos de amor e evangelização. Ao encerrar, afirmou que a verdadeira transformação do mundo começa quando cada um se torna um evangelizador comprometido com o serviço e a missão.
O Dia Oracional Mariano se apresenta como uma oportunidade de renovação e compromisso com o serviço, inspirados pelo exemplo de Maria e fortalecidos pela missão evangelizadora do Santuário Nacional.
Temas da Novena de Natal refletem a esperança
Em 9 dias de preparação do Natal no Santuário Nacional, somos convidados a estar na expectativa da chegada do Ano Jubilar da Esperança.
Advento: "O coração deve ser o melhor presépio para Jesus"
No Santuário Nacional, primeiro domingo do Advento foi marcado por reflexões sobre esperança, justiça e vigilância.
Presépio do Santuário é inaugurado para celebrarmos a Luz da Esperança
Devotos de Nossa Senhora puderam contemplar o presépio da Casa da Mãe.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.