Missa

Missa no Santuário celebra a Solenidade da Assunção de Maria

Domingo também marca a abertura da 4ª Semana da Vida Consagrada

Escrito por Thalita Miranda

20 AGO 2023 - 11H17 (Atualizada em 20 AGO 2023 - 19H02)

Andreza Galvão

Hoje, domingo, 20 de agosto, celebramos a Solenidade da Assunção de Maria, a glorificação e o triunfo de nossa Mãe. Ela, que foi elevada ao céu de corpo e alma após sua morte. Celebrar a Assunção de Maria é celebrar a vida de Maria como a discípula exemplar, modelo dos consagrados, a serva que nos mostra o caminho do céu.

Este domingo também marca a abertura da 4ª Semana da Vida Consagrada, cuja vida e missão são para toda a Igreja "o abraço de Deus para o mundo inteiro", como revelou na Santa Missa, no Altar Central do Santuário Nacional, Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida e presidente da celebração.

No Evangelho de hoje, (Lc 1,39-56), Isabel recebe a visita de Maria, sua prima, e a acolhe como a Mãe do Salvador:

“Tudo o que aconteceu com Maria é pura misericórdia de Deus. Se ela hoje é Imaculada é porque colaborou com todos os mistérios da vida de Jesus e, claro que hoje em Maria nós vemos toda a igreja. O que Maria é a Igreja deve ser. E se Maria hoje é gloriosa toda a igreja não vai ser destruída, não vai ser derrotada, toda a Igreja Católica e a Igreja de Cristo participará um dia dessa glória e será Jerusalém celeste no céu.”

Andreza Galvão
Andreza Galvão


Ainda em sua homilia, Dom Orlando destacou a feliz coincidência do Evangelho do dia trazer Maria como presença do reino de Deus entre nós e nos apontar o caminho do céu, assim como dedicam a vida os consagrados.

“É muito curioso que nesse dia da Assunção, da glorificação de Nossa Senhora, o Evangelho seja a caminhada dela às pressas para visitar Isabel. Caminhando nas montanhas, caminhando na estrada, caminhando para servir. Eis aí o caminho da glória, eis aí o caminho do céu. É esse caminho de fraternidade, é esse caminho de serviço, esse é o caminho do encontro, então todos nós que saímos dos nossos confortos e vamos ao encontro de quem necessita. Esse é o caminho que Jesus nos apontou porque esse foi o caminho que ele mesmo fez.

Ao redor do Altar Central, muitos religiosos e religiosas participaram da Santa Missa neste domingo, entre eles, Frei Bartolomeu, presidente da CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil – do núcleo de Aparecida. Em entrevista ao A12, o Frei fala da importância deste dia para a vida consagrada, como forma de fortalecer o testemunho de fé de todos os consagrados.

Andreza Galvão
Andreza Galvão

“Hoje é um dia de alegria. Um domingo dedicado à vida consagrada para fortalecer nossa missão e também para incentivar tantos jovens, rapazes e moças, que estão na dúvida do seu chamado para que possam dizer sim a Deus. Um chamado tão bonito que é dedicar a sua vida ao reino.”

Assim como Maria, nós precisamos ter um coração aberto para nos colocar sempre a serviço do outro, “Isso é vocação. Ter a disponibilidade de servir. Nós precisamos fazer com que o reino de Deus aconteça já entre nós através dos nossos atos e através dos nossos caminhos”, revela Frei Bartolomeu.

A Irmã Eliane Cordeiro, presidente da CRB Nacional, falou sobre a emoção de celebrar os 70 anos da Conferência. 

Andreza Galvão
Andreza Galvão

É uma gratidão muito grande. São 70 anos de muita vida, de muita vida doada e entregue à serviço dos pobres. Eu sou muito grata a Deus por estar vivendo esse momento. Eu sou parte, eu sou família CRB, então é muito bonito a gente fazer memória agradecida desse caminho e buscar novos caminhos para avançar na vocação vida e missão."

Após a Santa Missa, os religiosos e os devotos da Mãe Aparecida participaram da oração do Santo Terço no Monumento de Nossa Senhora de Fátima, clamando a a intercessão da Mãe de Deus para as vocações.

Seja um Missionário Redentorista! 


Acompanhe novamente a Santa Missa!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Thalita Miranda, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...