Nesta quarta-feira (12), a Casa da Mãe celebra o sexto Dia Oracional Mariano de 2024. Praticar a Palavra de Deus em nosso dia a dia é estar sendo profeta por vivenciar a Palavra do Senhor em nossas vidas.
O Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, presidiu a celebração no Altar Central do Santuário Nacional, acompanhado dos demais concelebrantes.
Em sua reflexão, Dom Orlando explicou que “o verdadeiro Deus se revela; Ele fala conosco, se faz presente, enquanto o ídolo não ouve, é falso”. No mundo, o que mais existem são ídolos, pois o mesmo pode ser feito ante uma pessoa, ideia, grupo ou a si próprio. Já parou para olhar ao seu redor e ver o quanto a soberba pode reinar nas pessoas, onde ela “se acha” e quer ser melhor que os outros?
“Devemos ser divinizados por Deus, e não fazer endeusamento de nós mesmos, porque é muito diferente. Jesus veio nos divinizar. E cada missa, cada leitura bíblica é crescimento na nossa divinação. O endeusamento é todo o contrário, é só o “eu” e não “Deus”. O egoísmo é uma grande idolatria!” Dom Orlando Brandes
Podemos observar que Jesus seguia à risca as escrituras, Ele não veio abolir as leis, como, por exemplo, os 10 mandamentos. Cristo veio com a missão de 'melhorar' a revelação de Deus no Novo Testamento. E percebe-se seu zelo com a Palavra. Jesus ressuscitou para cumprir as escrituras. Notamos o quanto Ele se baseava no Antigo Testamento, porque a Palavra de Deus se confirma sempre, ela é guia e caminho do cristão. E Nossa Senhora nos ajuda a vivenciar a experiência de Deus em nosso cotidiano, para compreendermos e sermos pessoas melhores.
O arcebispo afirmou também que devemos quebrar os ídolos, para então focar em nossa vivência com Deus. A importância do Evangelho é tão grande que devemos nos atentar “até mesmo às vírgulas” da Palavra Divina, pois a atenção aos mínimos detalhes nos faz evoluir como seres humanos. Desse modo, temos Jesus como exemplo e nos espelhemos em seus valores para seguirmos em direção ao seu sagrado coração.
Dom Orlando acrescentou ser uma crise na Igreja quando um sacerdote, em sua homilia, “Diz e não faz!”. “É farisaísmo puro o ato de falar, mas não exercer na prática”, disse.
Partindo do pressuposto de que Jesus falava e concretizava em ações, devemos seguir esse modelo para nos policiar, fugir do farisaísmo, do egoísmo e da idolatria em nosso cotidiano, e procurarmos o caminho da verdade e da vida.
“A Palavra do Senhor não é passageira, ela é inesgotável! Então, por que não abrimos mais a Bíblia?”, questionou. Precisamos centralizar Deus em nossas vidas e entender como a Palavra de Deus influencia na vida de todos, complementou Dom Orlando:
“A sombra passa, a erva seca, a flor murcha, mas a Palavra do Senhor não envelhece, ela permanece”.
O Arcebispo falou também sobre o Junho Verde, dizendo que quem é devoto do Coração de Jesus respeita a Criação Divina. Preservar o meio ambiente é sinônimo de conservar a natureza que Deus nos presenteou. É nosso dever cuidar e conservar o mundo.
Dom Orlando inseriu também, no final de sua homilia, a data comemorativa do Dia dos Namorados, e explicou como é necessário viver o processo do namoro cristão. Esse desenvolvimento na relação se dá para o progresso de se conhecer melhor, para que, então, o casal chegue à fase do matrimônio em uma relação estruturada, e construa uma família sólida e agraciada com as bênçãos de Deus.
Confira a Santa Missa na íntegra no vídeo abaixo:
Dom Orlando Brandes: “o santo não tira o lugar de Deus”
Neste domingo, Dom Orlando Brandes presidiu a missa da Solenidade de Todos os Santos no Santuário Nacional, refletindo sobre as bem-aventuranças e a santidade.
Missa de Finados: “Todos nós somos romeiros da eternidade, romeiros do céu"
Em sua homilia, o bispo destacou a esperança cristã na vida eterna e a importância de boas obras, reforçando a fé de que a morte é um caminho para os braços de Deus.
Garanta o seu livro da Novena de Natal do Santuário de Aparecida
A Novena de Natal é mais uma oportunidade para rezar em família e refletir, em sintonia com o Jubileu de 2025, buscando a Esperança, a pedido do Papa Francisco.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.