Há mais de 20 anos, o fotógrafo Thiago Leon trabalha registrando momentos, pessoas e acontecimentos em sua carreira profissional. No Santuário de Aparecida, ele atua desde 2013, tendo como sua primeira missão especial fazer a cobertura fotográfica da visita do papa Francisco.
Além desse momento, muito outros foram captados por suas lentes, guiados por seu olhar criterioso, atento e criativo. Cada uma das fotos são documentos importantes para o contexto histórico do Santuário Nacional.
Para o próprio fotógrafo, algumas dessas imagens ganharam um carinho especial. Por isso, convidamos o Thiago para fazer uma seleção das fotos que foram marcantes em seu trabalho na Casa da Mãe Aparecida.
A Capela das Velas é um dos locais mais visitados no Santuário Nacional de Aparecida, onde a luz e a fumaça se misturam criando um clima profundamente espiritual.
As mãos estendidas durante a consagração demonstram quanto os devotos entregam suas vidas em busca das bençãos. Podemos ver que ninguém segura um celular, apenas se concentram na oração.
As crianças têm uma luz própria e a pureza de seus gestos me encantam, mas este menino me deu a oportunidade de registrá-lo em um momento de devoção infantil, de olhos fechados, banhado pela luz do céu.
Cada devoto tem uma reação ao chegar diante do nicho e poder trocar olhares com Nossa Senhora Aparecida. E eu pude registrar um desses momentos, acompanhando um devoto que, depois de dias de caminhada, expressava a sua devoção no Santuário. Registrei o momento das lágrimas rolando pelo seu rosto queimado de sol e o olhar que não se perde em momento algum.
Antes de caminhar, o devoto mira seu olhar em direção a Aparecida. Seja no sol ou na chuva, segue na estrada. Ele, dias a pé, apenas olhou para a frente e eu registrei.
O fotógrafo controla a máquina de parar e acelerar o tempo. A mente, alinhada ao olhar, determina quando, como e o que devemos registrar. Aqui no Santuário Nacional, ou em qualquer outro lugar, só precisamos da oportunidade e de uma certa técnica.
O Rio Paraíba do Sul, fotografado nos dias de hoje, nos remete há 300 anos, quando a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi encontrada. Às vezes, o fotógrafo consegue também voltar no tempo.
As crianças vestidas de anjo são as cenas que mais gosto de fotografar. Os pais as levam para serem consagradas à Nossa Senhora e as apresentam em frente a Imagem. Mas o sorriso e a luz em seu rosto fazem deste momento inesquecível.
::Fotos Antigas: Momentos da Festa da Padroeira no Santuário
Corrida Mãe Aparecida convida corredores a viverem em unidade
Tradicional corrida no Santuário Nacional reúne 5.500 participantes com o intuito de viver uma experiência de fé diferenciada.
Em junho, Dia Oracional Mariano celebra o amor como ligação ao outro
No dia dos namorados, missa em honra ao dia 12 de outubro nos recorda que a lei do amor prevalece.
Missa marca Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil no Santuário
Neste dia 12 de junho, Dia Mundial da Luta contra o Trabalho Infantil, a Santa Missa das 9h no Altar Central do Santuário, foi em intenção às crianças e adolescentes.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.