Novena da Padroeira convida devotos à obediência a Cristo


Novena da Noite
Novena da Noite

Foi em clima de alegria e oração que o Santuário Nacional de Aparecida celebrou nesta quarta-feira, 03 de Outubro, o primeiro dia da Novena Solene em preparação as festividades da Padroeira do Brasil que se realiza no próximo dia 12.

Em clima de homenagem ao momento nacional e aos devotos de todo o país, a Novena da noite teve início com a entoação do Hino Nacional. Ao redor do altar, bandeiras de todos os Estados estavam presentes para representar de maneira louvável o povo brasileiro. O tema de hoje, assim como durante a novena da tarde, nos fala da obediência a Cristo. Nossa Senhora Aparecida foi carregada em um andor em torno do altar e um momento de muita emoção.

Thiago Leon
Thiago Leon
1° dia de Novena - Noite

A celebração foi presidida pelo Bispo de São José dos Campos, Dom José Valmor César Teixeira, SDB. Ele ressaltou que a graça maior de Maria e Jesus foi ser obediente a Deus e assim devemos ser. “É importante saber ouvir, portanto queridos irmãos, só obedece quem ouve, somente quem sabe ouvir e está atento para escutar é que pode conhecer o que se pede e poderá obedecer ao que ouve”, explica.

Dom José Valmor detalhou durante a novena que o fato de ter os ouvidos fechados a Palavra nos remete a Adão e Eva que não quiseram obedecer a voz de Deus e a Salvação. “Preferiram ouvir a voz da serpente, ao seguir a voz do criador, assim o pecado entrou no mundo e foi preciso que Deus enviasse o seu filho Jesus, nascido de Maria e concebida sem pecado, para nos libertarmos do pecado e da morte”, apontou.

Para o Bispo, Maria e Jesus aprenderam, portanto, ouvindo a Palavra de Deus que é viva, eficaz e leva a salvação.

Thiago Leon
Thiago Leon
1° dia de Novena - Noite

.:: Saiba como participar do Gesto Concreto

Ele finalizou, apontando que entendamos a resposta de Maria ao Anjo Gabriel e que, assim como Ela, possamos obedecer a Deus, mesmo que possamos não entender a vontade do Pai: “Faça-se em mim segundo a sua Palavra”.

.:: Veja reflexão do 1º dia da Novena da Padroeira do Brasil 2018

Também não deixou de citar que foi pela obediência aos seus patrões que os três pescadores encontraram a Imagem de Aparecida.

Ao final da celebração, os devotos puderam contribuir com o gesto concreto, além de acompanhar um momento especial com o Santíssimo Sacramento, além da Consagração a Nossa Senhora Aparecida.

Novena da Tarde
Novena da Tarde

Com a Casa da Mãe Aparecida repleta de devotos, o Santuário Nacional celebrou a Novena da Padroeira do Brasil na tarde desta quarta-feira (3) às 15h, no primeiro dia dos festejos.

Todo o Brasil se fez presente nesse primeiro dia de homenagens à sua Padroeira, com a entrada das bandeiras dos estados do Brasil.

Matheus Andrade
Matheus Andrade
1º Dia Novena da Tarde em preparação a Festa da Padroeira 2018.

A abertura oficial foi anunciada pelo reitor do Santuário de Aparecida, padre João Batista de Almeida, que enalteceu a figura do leigo, que será especialmente lembrado durante a Novena e Festa de 2018. “Nesse ano queremos repetir o gesto de Maria, uma leiga que se colocou a serviço de Deus, por isso, nós receberemos em todos os dias da Novena da tarde os leigos durante a entrada de Nossa Senhora. Hoje a tarde serão os leigos vindos do Santuário de Pirapora do Bom Jesus (SP). Queremos rezar pelos leigos e para o leigos, para que vivam a missão evangelizadora de Cristo”, colocou o reitor.

::Andores e coreografias da Novena e Festa da Padroeira 2018

Padre Rodrigo Arnoso, que no ano passado era Prefeito de Igreja no Santuário, esse ano veio presidir a celebração representando o Santuário Bom Jesus de Pirapora, onde hoje atua como reitor. Além dele, mais de 150 pessoas da comunidade de Pirapora do Bom Jesus (SP) vieram homenagear a Mãe Aparecida.

::Novena da Tarde une Províncias Redentoristas

Em sua reflexão sobre o tema do primeiro dia da Novena ‘Com Maria e Jesus, obedecemos à vontade do Pai!’, o reitor de Bom Jesus de Pirapora frisou o convite presente no tema de hoje.

“Nesta tarde por meio de Maria, o Senhor vem falar ao nosso coração e vem fazer um convite especial a cada um de nós. Vem nos convidar a viver a atitude da obediência, a obediência a sua Palavra. A obediência nos da a capacidade de discernir e fazer boas escolhas, como expressão do nosso desejo de viver como discípulos de Cristo.”

Durante toda a celebração os leigos puderam participar ativamente da Novena da Padroeira nesta tarde, compondo o Coral dos Romeiros, junto aos músicos do Santuário.

A Novena de Nossa Senhora Aparecida até o dia 11 de outubro também será momento de solidariedade.

Matheus Andrade
Matheus Andrade
1º Dia Novena da Tarde em preparação a Festa da Padroeira 2018.

Todos os dias os devotos são motivados a expressarem o seu amor à Padroeira, por meio de um gesto concreto. A cada dia, alguns itens são sugeridos para serem ofertados e ao término das festividades, todos os alimentos e itens arrecadados serão entregues a diversas entidades e obras sociais de Aparecida (SP) e cidades vizinhas.


Carreata
Carreata

A festividade de Nossa Senhora Aparecida teve o ponta pé inicial na manhã desta quarta-feira (3), com uma Carreata pelas ruas da cidade de Aparecida (SP) às 6h.

Rafael Camargo
Rafael Camargo
Carreata desperta a cidade de Aparecida para a Festa da Padroeira.

Os moradores foram despertados e puderam se alegrar, com o clima de festa que vai contagiar a cidade da Mãe Aparecida nesse mês de outubro.

Os missionários redentoristas, padre Alan Zuccherato e José Roberto Luciano animaram e rezaram com todos os motoristas de carro e de moto, que acompanharam a Carreata pela principais ruas da cidade de Aparecida.

Rafael Camargo
Rafael Camargo
Carreata desperta a cidade de Aparecida para a Festa da Padroeira.

Durante todo o percurso, os devotos celebram e preparam as frentes das suas casas para a passagem da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Leia mais
Leia mais

    Boleto

    Reportar erro!

    Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

    Por Redação, em Notícias

    Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.