Por Redação A12 Em Notícias

2º dia da Novena da tarde: Batismo é inspiração de Deus e graça santificante

familia_13Devotos lotaram a Basílica de Aparecida para participar do segundo dia da Novena da Tarde de Nossa Senhora Aparecida,  que tem como lema ‘Maria: Sacrário do Espírito Santo’. O pregador convidado foi padre José Inácio de Medeiros, Vice-provincial Redentorista do Estado de São Paulo, acompanhado pelos oficiantes padre Anísio Tavares, C.Ss.R. , e José Roberto Peçanha, C.Ss.R., diretor do Seminário Santo Afonso, de Aparecida-SP.

Na novena da tarde, os fiéis refletiram sobre o Batismo de Jesus, segundo a leitura: “No Batismo recebemos a graça divina da vida nova em Cristo. Deus vem em nós fazer sua morada, por seu Espírito de Amor. Maria é sacrário do Espírito Santo, pois em seu seio bendito foi gerado o divino Salvador, concebido pelo mesmo Espírito. Nosso corpo é também morada de Deus, pela vida nova recebida no Batismo!”.

A entronização da Imagem da Padroeira do Brasil foi feita por hoteleiros da cidade de Aparecida (SP). A Frente Feminina de Combate ao Câncer realizou a procissão de oferta dos alimentos durante o Gesto Concreto.

O milagre de encontro da Imagem, ocorrido em 1717, foi lembrado nas primeiras leituras. Em seguida, o pregador orientou os devotos no momento das ‘Súplicas a Maria’, em que pediram Sua intercessão pelos doentes, crianças, jovens e famílias:

“Maria, sois o Sacrário do Senhor porque trouxestes em vosso seio santo e bendito o Redentor. Vós que compreendestes o desígnio de amor, ouvi o clamor deste vosso povo, que vos implora com muita confiança”.

A Palavra de Deus foi entronizada por uma família que carregava um bebê, e seguiu-se a leitura do Evangelho (Jo, 29-34), referente ao Batismo de Jesus.

Padre Inácio falou sobre o dia de São Francisco e a viagem apostólica feita hoje pelo Papa Francisco. Em seguida, lamentou a morte de padre Mário Narte, ocorrida ontem em Recife (PE). Em sua homilia, o pregador falou sobre o poder da inspiração de Deus em nossas vidas:

“O livro do Gênesis diz que Deus formou o homem do pó da terra e inspirou no ser humano o sopro do espírito e assim ele passou a realizar obras maravilhosas. Nossa Senhora recebeu a visita do anjo Gabriel e se deixou inspirar por Deus, tornando-se plena do Espírito Santo, realizando coisas maravilhosas. Não bastam ideias bonitas. Precisamos transformar a inspiração em obras concretas, que gerem vida e transformação”.

O presidente completou falando sobre a importância do Batismo e do Santíssimo Sacramento:

“Cada santuário, cada capela tem um lugar especial chamado Capela do Santíssimo. É o lugar mais importante dessa Casa, porque no Sacrário encontramos Deus, vivo, verdadeiro, em pessoa, como esteve na última Ceia. Ela se tornou Sacrário do Espírito Santo. Foi no dia do nosso batismo que o Espírito Santo foi derramado com abundância em nosso coração. Recebemos a graça santificante que nos acompanha em todos os momentos da nossa vida. Vamos nos deixar inspirar por Nossa Senhora e, como Maria, nos deixemos plenificar pelo Espírito Santo, sejamos Sacrários para levarmos Deus a nossos irmãos”, concluiu o pregador.

Em momento de forte emoção, padre Inácio realizou a Bênção do Santíssimo Sacramento. Após oração pela Igreja e pela pátria, a entidade Anjos da Limpeza realizou o cortejo de oferta de flores à Nossa Senhora Aparecida, acompanhadas de muitas palmas e vivas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.