Maria é quem nos ensina a dialogar para restaurar a paz! 


Novena da Noite
Novena da Noite

A Novena Solene das 19h, durante o quinto dia da Festa da Padroeira, convidou os fiéis a darem o primeiro passo para o diálogo. Dom Carlos Verzeletti, Bispo de Castanhal do Pará, presidiu a liturgia que foi dedicada a Rede Aparecida de Comunicação e Editora Santuário. Logo no início, colaboradores do Santuário, da Rede Aparecida de Comunicação ( TV, Rádio e A12) e da Editora Santuário acompanharam a entrada da Imagem com instrumentos de comunicação (celulares, microfones, rádios, livros e revistas), que representam o trabalho dos veículos. Isso tudo ao som da música “Salve, Santa Imagem” de Pe. Vítor Coelho de Almeida, destaque da comunicação da Rede Aparecida.


Homilia

Dom Carlos iniciou a mensagem reforçando a importância dos meios de comunicação para que a evangelização e devoção a Nossa Senhora se estenda por todo Brasil e mundo. “Nessa Festa da Padroeira, trazemos todas as casas para serem santificadas. Trazemos também para o ventre de Maria nosso Brasil para que esteja protegido e que cultive a fé e os ensinamentos da Mãe.” destaca.

O celebrante relata a ligação do Evangelho com atual período que vivem os brasileiros. “Nesse momento, representamos a samaritana. Estamos envergonhados com tudo que há de corrupção, com as radicalidades e falta de amor. Reunidos na intimidade da Casa da Mãe, devemos aproveitar para escutar o Senhor. E, assim como a Samaritana, anunciar a palavra da verdade de Jesus”.

Dom Carlos pede também que os cristãos não se deixem influenciar pelas más notícias e pessimismo dos dias atuais. “Só o diálogo pode nos fazer crescer. A coragem de falar deve ser igual a humildade para escutar. É preciso se libertar de preconceitos e estereótipos para dialogar. Afinal, todos têm algo de bom que pode facilitar a transformação de seu mundo”, completa.

A busca pela liberdade e dignidade das pessoas e a superação da violência são os pontos principais para a paz, segundo o bispo. “Nós, que somos cristãos conhecedores da palavra de Deus, devemos dar o primeiro passo para o diálogo”.

Novena da Tarde
Novena da Tarde

O domingo (7) amanheceu chuvoso e cheio no Santuário de Aparecida. Mesmo com chuva e em um dia atípico de eleições nacionais, o fiéis compareceram em bom número para celebrar o quinto dia da Novena da Festa da Padroeira.

“Vamos rezar para crescermos como país na paz e nas graças de Deus através do diálogo fraterno e amoroso”, afirma Padre Reinaldo Beijamim, C.S.s.R.

Dona Nilda era uma das devotas presentes. Ela e mais quatro amigas de diferentes partes do Brasil se encontram anualmente na Festa da Padroeira. “Nós somos as “Amigas da Padroeira” e nos conhecemos aqui no Santuário. Há 11 anos nos reunimos e rezamos juntas.”, conta orgulhosa ao Central da Padroeira, da TV Aparecida.

Homilia

Com o tema “Com Maria e Jesus, dialogamos com o mundo!”, Padre Sebastião Fernandes Daniel, C.S.s.R, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, presidiu a cerimônia que iniciou com a entrada da Imagem de Nossa Senhora acompanhada de flores amarelas e livros de temas diversos representando o papel intermediador de Maria no diálogo entre Terra e Céu, que devemos espelhar em nossas vidas.

O celebrante destacou a forma em que Deus escolheu para falar conosco. “Deus fala através de Jesus. O Cristo é Deus no meio de nós.”

Através do Evangelho de João, Capítulo 4, Versículos de 5 a 30, Padre Sebastião diz como Jesus nos ensina a viver a justiça, sabedoria e misericórdia. “Em sua passagem com a Samaritana, Cristo mostra que é preciso romper com preconceitos e quebrar antigas barreiras para comunicar a Palavra de Deus. A Samaritana representa todos nós que temos sede por vida nova e só através Dele encontraremos.” Afirma.

Em um paralelo com a realidade vivida pelos brasileiros neste dia de eleição, o redentorista destaca que, a partir do diálogo com Jesus, a Samaritana espalhou a mensagem e mudou a vida de sua cidade. “Somos chamados a testemunhar Jesus em nossas vidas. Hoje, como discípulos, temos que ser aprendizes da escola do diálogo de Jesus. Com tolerância, respeito e sem preconceitos com quem pensa diferente.”, enaltece.

Como forma de esperança ao povo brasileiro, Padre Sebastião pede que os fiéis tenham em mente o exemplo de Maria para que haja uma reeducação de nosso povo. “A Mãe do Cristo ensina que o mundo carece da humanidade de Jesus para que exista o diálogo. As crianças devem ser educadas para tolerância, fraternidade, justiça, ética e paz. E os adultos devem incentivar a reeducação capaz de restaurar a esperança na comunidade. Só assim é possível a unidade dos povos para paz tão desejada por Deus.”, finaliza.

Passeio Ciclístico
Passeio Ciclístico

Cerca de 300 ciclistas se reuniram na manhã deste domingo (07), no pátio das Palmeiras, no Santuário de Aparecida para homenagear à Mãe Aparecida.

Ivan Simas/A12
Ivan Simas/A12

O Passeio Ciclístico, que saiu da Tribuna Dom Aloísio Lorscheider para o Porto Itaguaçu percorreu o Caminho do Rosário pela primeira vez, em comemoração à Festa da Padroeira 2018. Clique aqui e saiba mais.

Leia mais
Leia mais

    Boleto

    Reportar erro!

    Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

    Por Redação, em Notícias

    Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.