Neste dia 2 de fevereiro, a Igreja Católica celebra a Solenidade da Apresentação do Senhor, conhecida também com a Festa da Luz, quando acontece a bênção das velas, para recordar que Jesus é a verdadeira luz que guia o povo Deus. A celebração de hoje também comemora o Dia Mundial da Vida Religiosa Consagrada.
A Santa Missa das 9h, no Altar Central do Santuário, foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes e contou com a presença dos religiosos e religiosas de Aparecida.
1/12
A celebração eucarística teve início com a bênção das velas e, na sequência, o arcebispo conduziu a oração de renovação dos conselhos evangélicos de obediência, pobreza e castidade, dos religiosos e religiosas. Dom Orlando, antes de começar a oração, convidou os leigos e leigas a renovarem suas promessas batismais, “porque a renovação dos votos religiosos tem o seu fundamento na luz do batismo”, explicou.
Em sua homilia, o arcebispo enfatizou três palavras para ressaltar a presença dos religiosos e religiosas na igreja e no mundo. A primeira palavra foi gratidão pelo trabalho realizado em diversos lugares. “A beleza da vida religiosa não fica em um quintal. Vocês são enviados para o mundo inteiro, porque vocês são importantes para Jesus”.
A segunda palavra de Dom Orlando foi o perdão, comentando que já ouviu muitos religiosos reclamarem de seus bispos, padres e de suas comunidades. “Peço-lhe perdão por tudo isso que possa ter ferido o seu coração consagrado de religioso e religiosa”, expressou.
A última palavra foi coragem, para viver o compromisso diário com Cristo e os mais necessitados, e ser presença que atrai novas vocações. “Não fique lamentando que não tem vocações. Como diz o Papa, não adianta lamentar, todo mundo já sabe. Vamos é dobrar os joelhos, vamos valorizar o que temos, vamos nos animar uns aos outros. Temos tantas razões para nos encorajarmos e atrairmos vocações”, motivou o arcebispo.
Dom Orlando recordou em sua reflexão, as palavras de consagração de Nossa Senhora a Deus, sublinhando que elas são uma fórmula para abençoar o dia. “Se a cada dia ao acordar, cada religioso e religiosa disser ‘eis me aqui’, estará abençoando o seu dia, porque esta é a melhor formula da consagração diária. Eis me aqui para a glória de Deus e para lavar os pés e as feridas do povo de Deus”, frisou.
O arcebispo recordou ainda o Ano de São José, dizendo que ele também viveu os três votos de pobreza, castidade e obediência. “São José também nos ajuda com esta consagração a Deus”.
Finalizando sua reflexão, ele agradeceu aos religiosos pelos seus carismas e disse que sem a vocação religiosa, a Igreja seria muito prejudicada. “Vocês são o rosto ressuscitado de Jesus. Muito obrigado pelo seu sim”.
Durante a celebração Dom Orlando convidou os devotos a se unirem em oração nesta terça-feira (2), lembrando a convocação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), para dedicar este dia a oração pela situação atual da pandemia. Clique aqui para saber mais.
Ilustrações e seus significados: o livreto da Novena e Festa da Padroeira
Na expectativa para a Novena e Festa da Padroeira 2025, o livreto da edição deste ano já está disponível para os devotos se prepararem para este grande momento de fé junto de Maria.
Missa homenageia Dia de São Camilo de Léllis
Neste 14 de julho, em que se celebra o Dia de São Camilo de Lellis, o Santuário Nacional recebeu a Romaria da Província Camiliana Brasileira para uma celebração.
Dom Orlando envia Família dos Devotos: “Cuide do outro, por amor de Deus”
Ao celebrar os 26 anos da Família dos Devotos, Dom Orlando chamou os fiéis a serem bons samaritanos, descerem do pedestal e cuidarem dos caídos por amor de Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.