Notícias

Ação de graças pela vida consagrada: “O rosto ressuscitado de Jesus”

Escrito por Marília Ribeiro

02 FEV 2021 - 10H50 (Atualizada em 02 FEV 2021 - 12H04)

Thiago Leon

Neste dia 2 de fevereiro, a Igreja Católica celebra a Solenidade da Apresentação do Senhor, conhecida também com a Festa da Luz, quando acontece a bênção das velas, para recordar que Jesus é a verdadeira luz que guia o povo Deus. A celebração de hoje também comemora o Dia Mundial da Vida Religiosa Consagrada.

A Santa Missa das 9h, no Altar Central do Santuário, foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes e contou com a presença dos religiosos e religiosas de Aparecida.

A celebração eucarística teve início com a bênção das velas e, na sequência, o arcebispo conduziu a oração de renovação dos conselhos evangélicos de obediência, pobreza e castidade, dos religiosos e religiosas. Dom Orlando, antes de começar a oração, convidou os leigos e leigas a renovarem suas promessas batismais, “porque a renovação dos votos religiosos tem o seu fundamento na luz do batismo”, explicou.

Homilia

Em sua homilia, o arcebispo enfatizou três palavras para ressaltar a presença dos religiosos e religiosas na igreja e no mundo. A primeira palavra foi gratidão pelo trabalho realizado em diversos lugares. A beleza da vida religiosa não fica em um quintal. Vocês são enviados para o mundo inteiro, porque vocês são importantes para Jesus”.

A segunda palavra de Dom Orlando foi o perdão, comentando que já ouviu muitos religiosos reclamarem de seus bispos, padres e de suas comunidades.Peço-lhe perdão por tudo isso que possa ter ferido o seu coração consagrado de religioso e religiosa”, expressou.

A última palavra foi coragem, para viver o compromisso diário com Cristo e os mais necessitados, e ser presença que atrai novas vocações. “Não fique lamentando que não tem vocações. Como diz o Papa, não adianta lamentar, todo mundo já sabe. Vamos é dobrar os joelhos, vamos valorizar o que temos, vamos nos animar uns aos outros. Temos tantas razões para nos encorajarmos e atrairmos vocações, motivou o arcebispo.

Dom Orlando recordou em sua reflexão, as palavras de consagração de Nossa Senhora a Deus, sublinhando que elas são uma fórmula para abençoar o dia. “Se a cada dia ao acordar, cada religioso e religiosa disser ‘eis me aqui’, estará abençoando o seu dia, porque esta é a melhor formula da consagração diária. Eis me aqui para a glória de Deus e para lavar os pés e as feridas do povo de Deus”, frisou.

O arcebispo recordou ainda o Ano de São José, dizendo que ele também viveu os três votos de pobreza, castidade e obediência. “São José também nos ajuda com esta consagração a Deus”.

Finalizando sua reflexão, ele agradeceu aos religiosos pelos seus carismas e disse que sem a vocação religiosa, a Igreja seria muito prejudicada. “Vocês são o rosto ressuscitado de Jesus. Muito obrigado pelo seu sim.

Rever a celebração

Dia de Oração

Durante a celebração Dom Orlando convidou os devotos a se unirem em oração nesta terça-feira (2), lembrando a convocação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), para dedicar este dia a oração pela situação atual da pandemia. Clique aqui para saber mais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...