Por Redação A12 Em Notícias Atualizada em 01 AGO 2017 - 14H46

CAS São Geraldo promove integração entre mães e filhos.

No dia 13 de maio foi realizado no auditório do CAS São Geraldo o encontro socioeducativo com os jovens beneficiários do Projeto Inclusão Jovem que participam das atividades de Inclusão Digital e seus responsáveis.

Iniciou-se com leitura de uma mensagem fazendo posterior reflexão, na qual se direcionava a importância do mostra-se (mensagem em anexo) e logo após foram dadas as mãos para oração (intenções pessoais e pai nosso). Em seguida foi explicado o objetivo do encontro, primeiro homenagear os responsáveis pelos dias das mães e segundo, a importância do momento de integração e fortalecimento da relação entre os jovens e seus responsáveis. E para que esse momento fosse descontraído foram realizadas dinâmicas motivacionais em forma de desafio e após cada atividade realizada foi refletido sobre a importância e significado da mesma para a relação da dupla (ao final de cada dinâmica foi dado um coração com a conquista de valores).

A primeira dinâmica realizada foi “Acróstico do nome”, que consiste em descrever qualidades com as letras iniciais, buscando se refletir sobre a união simbolizada pelo nome, que é identidade de cada pessoa.

Na segunda dinâmica, intitulada “Contorno das mãos”, as duplas participantes deveriam desenhar a mão do outro numa folha de papel e descrever nos cinco dedos do desenho qualidades do outro. Ao final receberam um coração como simbologia da conquista do vinculo entre os responsáveis e os jovens.

Logo em seguida, foi realizada a dinâmica “Brincadeira da forca”, que consistia em descobrir palavras usando somente dicas, realizado este exercício recebeu-se um coração referente à conquista da amizade, simbolizando este momento de descontração e cumplicidade entre ambos.

A última dinâmica realizada foi “brincadeira cabra cega”, que consistia em vendar os olhos de um membro de cada dupla e outro conduzia pela voz por meio de obstáculos até a chegada ao palco, com objetivo de fortalecer a confiança. A maioria dos participantes relatou que a confiança foi fundamental para conseguir alcançar o objetivo final e que foi difícil não estar enxergando e ter que se guiar somente pela voz.

Ao final das dinâmicas, o monitor de informática reproduziu um vídeo com fotos dos jovens com seus responsáveis e logo após uma mensagem final ilustrando a importância de cuidar do outro. Alguns responsáveis se emocionaram ao ver suas fotos reproduzidas. Logo depois se abraçaram finalizando o encontro com o lanche.

            No momento de reflexão foram pontuados todos os passos realizados e de que forma estas pequenas brincadeiras puderam fortalecer e aproximar os jovens de seus responsáveis estabelecendo o vínculo, o respeito, a união e confiança. Dentro destes aspectos, o CAS estabelece uma rede de atenção às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social e estas atividades são diferenciais, pois agregam valores humanos e sociais na vida dos beneficiários.

Márcia Caldas – Assistente Social

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.