O título foi autorizado pelo Papa Francisco. Um documento foi enviado à Arquidiocese e Aparecida no dia 22 de outubro de 2016.
No mesmo ano, um decreto da Congregação dos Bispos promulgou o título, através do delegado do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello. O ato aconteceu em uma celebração no Altar Central do Santuário, no dia 12 de novembro. A celebração foi presidida por Dom Raymundo Damasceno Assis, Cardeal Arcebispo de Aparecida (SP) no ano de 2016.
Veja as fotos da celebração:
1/16
O título foi concedido ao Santuário no Ano Jubilar, aberto em outubro de 2016, pelos 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida, no rio Paraíba do Sul.
Um igreja-catedral é a igreja oficial do Bispo ou também igreja-mãe de todas as outras da diocese. Ela representa o sinal do magistério do Bispo e do seu poder como pastor daquela Igreja particular, bem como sinal da unidade dos fiéis na fé que o Bispo anuncia como autêntico pastor do rebanho. Nela fica a cátedra de um Bispo, que é a cadeira do bispo, que está localizada no Altar Central do Santuário.
1/3
A palavra Cátedra tem sua origem no grego: kathedra, composta, por sua vez, da junção de duas palavras: kata (no alto) e hedra (assento). Da mesma raiz é a palavra cadeira. Chama-se cátedra a um assento solene.
A Arquidiocese de Aparecida foi instituída pelo Papa Pio XII em 19 de abril de 1958.
Em 8 de dezembro, dia da imaculada Conceição, foi realizada a instalação solene do título, pelo Núncio Apostólico, Dom Armando Lombardi.
O território da Arquidiocese é composto por cinco municípios: Aparecida, Guaratinguetá, Lagoinha, Roseira e Potim.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.