Notícias

Centro de Documentação e Memória preserva a devoção à Mãe Aparecida

Departamento do Santuário Nacional tem mais de 20 mil itens para relembrar a história da Padroeira do Brasil

Escrito por Alberto Andrade

17 AGO 2023 - 15H18 (Atualizada em 17 AGO 2023 - 16H31)

CDM Santuário Nacional

Nesta quinta-feira (17) é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, para conscientizar a todos nós sobre a preservação dos patrimônios nacionais, bem como o fortalecimento da identidade nacional, a garantia do direito à memória e a contribuição dos materiais para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Leia MaisPapa defende a preservação do patrimônio audiovisual da IgrejaLugar do batismo de Jesus foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco Aqui no Santuário Nacional, temos um importante setor que realiza esta missão de preservar a memória da devoção de Nossa Senhora Aparecida: o Centro de Documentação e Memória Padre Antão Jorge C.Ss.R. (CDM).

O departamento existe desde o ano 2000. Devido ao grande número de documentos gerados na própria Casa da Mãe, os Missionários Redentoristas viram a necessidade de criar um local apropriado para o tratamento, organização e acondicionamento destes preciosos documentos, patrimônio de indiscutível valor para a memória histórica da Capital Mariana da Fé.


Quais as principais atividades do Centro de Documentação e Memória?

CDM - Centro de Documentação e Memória | Santuário Nacional
CDM - Centro de Documentação e Memória | Santuário Nacional
Registro histórico do Santuário Nacional, preservado pelo CDM


Atualmente, o CDM está localizado na Torre Brasília do Santuário, sendo visto como um centro de referência sobre a história da devoção a Nossa Senhora Aparecida e cuja principal missão é o gerenciamento do sistema de Arquivo GED (Gestão Eletrônica de Documentação), organizando, preservando, e disponibilizando informações e documentos coletados, disponibilizando aos usuários definidos como o público que procura suporte para suas pesquisas.

As informações passam por um tratamento realizado pela equipe técnica do CDM, que consiste na triagem dos documentos, higienização e acondicionamento de acordo com a sua categoria, que se divide em documentos textuais, fotografias impressas, fotografias digitais, negativos, slides, DVD, CD, de tal forma que seja preservado durante muitos anos.

Além de todo trabalho de preservação do acervo, o  CDM fornece o suporte de pesquisa através de fotos, históricos, documentos e informações para a Rede Aparecida de Comunicação e demais setores que queiram contar suas histórias e trajetórias através de exposições e mostras.

CDM Santuário Nacional
CDM Santuário Nacional


Liliani Benjamin, colaboradora do CDM, falou ao A12 sobre a estrutura do departamento e da quantidade de itens arquivados e preservados todos os dias.

“Hoje possuímos mais de 20 mil imagens, sendo elas fotografias, slides e negativos e mais de cinco mil documentos textuais, desde os primeiros Redentoristas em Aparecida em 1894, passando pela construção da Basílica Nova até os dias atuais. Somos quatro colaboradores nas funções de coordenação, analista de documentação, auxiliar técnico de arquivo e menor aprendiz”.

A analista de documentação do CDM também ressaltou a responsabilidade em preservar a história do Santuário Nacional, onde muitos locais são patrimônios históricos no Brasil.

Nós que aqui estamos trabalhando com a história viva em nossas mãos, somos os maiores responsáveis para que os que vierem depois de nós tenham acesso a esse material e, com isso, possam contar a história da forma que ela foi, rica em detalhes através de imagens e informações fidedignas e, com isso, possam propagar a devoção a Nossa Senhora Aparecida, que é o maior interesse a ser preservado neste acervo em particular”.


Jessica Fernandes foi conhecer detalhes do CDM no programa Família dos Devotos


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...