Por Tatiana Bettoni Em Notícias

Coletiva apresenta destaques do ano no Santuário Nacional e perspectivas para 2015

Preparação para o jubileu de 2017 inclui entronização da Imagem de Aparecida no Santuário de Fátima, em Portugal, e inauguração de monumento nos jardins do Vaticano

Dom Raymundo Damasceno Assis, cardeal arcebispo de Aparecida, e o reitor do Santuário Nacional, padre Domingos Sávio da Silva (C.Ss.R.), receberam a imprensa na manhã desta quinta-feira (18) para fazer um balanço do ano que se encerra e apresentar expectativas e projetos a serem executados em 2015.

Foto de: A12

Balanço do ano no Santuário Nacional

Dom Raymundo Damasceno e o reitor padre
Domingos Sávio.

Inicialmente, Padre Domingos Sávio adiantou que o número de visitantes deve superar o de 2013 em até 4%. “Foram 11,856 milhões em 2013, em 2014 esperamos chegar a 12 milhões de peregrinos. Já estamos com 11,6 milhões e ainda temos dois finais de semana pela frente. Mas pra nós o número não é tão significativo. O importante é que quem venha seja bem acolhido por nós”, garante.

Entre os destaques lembrados pelas autoridades estiveram a entronização da Imagem da Virgem de Fátima no Santuário Nacional de Aparecida, em maio de 2014, e a oração do Terço via satélite pelos dois países, além da Festa da Padroeira, que este ano registrou recorde de público. A inauguração dos bondinhos aéreos e a conclusão de diversas obras também foram citadas pelo reitor.

As atividades em preparação para o jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba, em 2017, devem ser intensificadas em 2015. Dezenas de (arqui)dioceses brasileiras se inscreveram para receber a Imagem peregrina jubilar, sendo sete capitais federais. [Acesse o site do jubileu de 300 anos]

Foto de: Thiago Leon/ArquivoA12

Entronização Imagem de Fátima 2014

Mais de 25 mil devotos acolheram imagem de Fátima no
Santuário Nacional em maio de 2014.

Haverá ações conjuntas com o centenário da primeira aparição da Virgem de Fátima, em Portugal, a começar pela visita de uma comitiva ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, para entronização da Padroeira do Brasil no mês de maio. “Nos dias 12 e 13 de maio, estarei em Fátima presidindo as celebrações destes dois dias, que são dos mais importantes para o calendário de Fátima, pois o dia 13 marca a primeira aparição de Nossa Senhora aos pastorzinhos. Estaremos em uma grande peregrinação, juntamente com Dom Darci José, bispo auxiliar de Aparecida”.

O cardeal também falou sobre a inauguração de um Memorial em homenagem a Nossa Senhora Aparecida nos jardins do Vaticano. “Conseguimos autorização do Papa Francisco e também do governatorato do Estado do Vaticano para esta edificação por ocasião dos 300 anos. O local já está definido no jardim do Vaticano e estamos em fase de construção do memorial, que foi desenvolvido pelo artista sacro Cláudio Pastro. Esperamos apenas definir uma data para a inauguração.”

Assembleia Geral - Dom Damasceno ainda falou sobre a relevância da 53ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que ocorrerá em Aparecida (SP), no Centro de Eventos do Santuário, onde os prelados deverão “atualizar as diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, à luz do magistério do Papa Francisco, da sua exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’, e dos seus dois discursos durante a Jornada Mundial (da Juventude): um discurso aos bispos do brasil e outro discurso aos bispos do CELAM - Conselho Episcopal Latino-americano. (...) e vamos ter a eleição da nova presidência da CNBB, os três membros da presidência e os doze presidentes das doze comissões episcopais pastorais” explicou o arcebispo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.