Por Santuário Nacional Em Notícias Atualizada em 04 OUT 2018 - 22H26

Veja as novidades da Festa da Padroeira 2018

Marília Ribeiro
Marília Ribeiro

Na manhã desta terça-feira (02), o Santuário de Aparecida destacou as novidades da Novena e Festa da Padroeira do Brasil durante coletiva de Imprensa. O reitor do Santuário de Aparecida, Padre João Batista de Almeida, e o ecônomo do Santuário, padre Daniel Antônio, apresentaram aos profissionais de imprensa todos os detalhes das festividades desse ano de 2018.

Abaixo os pontos enaltecidos pelo Reitor do Santuário, durante a Coletiva:

* Tema da Novena e Festa da Padroeira ‘Em Jesus, com Maria, restauramos a vida!’

A novena da Festa desse ano trata da restauração, em virtude das comemorações dos 40 anos do restauro, celebrado no mês de agosto. Além disso, dois elementos foram importantes na definição do tema: primeiro porque o Brasil está necessitando de oração, em especial nesse ano eleitoral, e Nossa Senhora Aparecida é a Padroeira do Brasil; segundo porque a Igreja Católica, através da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) colocou o ano de 2018 como o Ano do Laicato. “É um momento para a gente rezar pela nossa Igreja, sobretudo aqui no Brasil e na América Latina, para que possa ser restaurada e reestruturada a partir da missão do leigo”, afirmou padre João Batista.

Os celebrantes

Padre João Batista explicou ainda que a Novena da tarde será presidida pelos Missionários Redentoristas, responsáveis pela administração do Santuário há mais de 120 anos. Participarão da Novena os Missionários que estão à frente das Paróquias e Comunidades de responsabilidade dos Redentoristas. Junto com eles virão diversos representantes leigos, que também terão um momento especial dentro da Novena, com participação nas entradas solenes de Nossa Senhora Aparecida.

As Novenas da Noite ficarão sob a responsabilidade dos bispos e arcebispos vindos de diversos estados brasileiros.

* Celebração das vigílias

O padre frisou os momentos oracionais durante as vigílias. A primeira noite será da juventude, organizada pela Pastoral Jovem do Santuário, o Jovens de Maria. A vigília será no dia 06 de outubro, das 21h às 05h. E no dia 11 de outubro acontece a Vigília Mariana, das 23h às 04h30, também organizada pela Pastoral do Santuário.

* Novo trajeto da Procissão Memória

Padre João Batista ressaltou o novo trajeto da tradicional Procissão Memória, que acontece no dia 11 de outubro, após a Novena da Noite. Os devotos sairão do Santuário e percorrerão o Caminho do Rosário para chegar ao Porto Itaguaçu, local do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, há mais de 300 anos.

* Novidade no horário da Carreata

Nesse ano de 2018, a Carreata terá um novo dia e horário. Padre João Batista ressaltou a importância de abrir os festejos da Padroeira com esse momento de despertar para um período festivo na cidade da Mãe Aparecida. Outro ponto decisivo para a mudança no horário da carreata foi o horário. “O objetivo é evitarmos o horário de pico, das 16h em diante, que causa um grande transtorno a todas as pessoas”.

* Restos Mortais do 3º Arcebispo de Aparecida

O reitor explicou como será a acolhida dos restos mortais de Dom Aloísio Lorscheider, anunciando a celebração do envio que acontecerá no dia 04 de outubro, em Daltro Filho, distrito de Imigrante (RS), e aqui no Santuário acontece, a partir do dia 05 de outubro, um tríduo e celebração de sepultamento na Capela da Ressurreição, sendo esta última no dia 08 de outubro.

* Lançamento da biografia do Arcebispo emérito de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno

A homenagem acontece no dia 05 de outubro, às 09h, na Livraria Santuário, no subsolo da Basílica e, no mesmo dia, às 20h30, no Seminário Bom Jesus, em Aparecida (SP).

* Substituição do carro andor para o andor de braço

Neste ano, Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida vão usar andores de braço, com o objetivo de enaltecer a presença do leigo e recordar as comemorações e homenagens que acontecem nas comunidades de todo o Brasil. “O andor está muito presente na espiritualidade e na memória do nosso povo”, afirmou o reitor do Santuário.

* Os Cânticos da Novena e Festa
"Esse ano nós queremos que o povo participe ativamente desse momento, fazendo sua homenagem à Nossa Senhora”, afirmou padre João Batista.  As músicas selecionadas para a Novena e Festa serão canções conhecidas, para que o povo tenha facilidade e envolvimento com o momento festivo da Padroeira do Brasil.  O reitor também falou sobre o hino para a Festa desse ano, afirmando que, por haver vários hinos marianos que fazem parte do cotidiano popular, não haverá um música específica que represente a Novena e Festa de 2018.

* Novidade na Entrada do Santíssimo

A pedido do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, a entrada do Santíssimo será a partir da Capela do Santíssimo, e não da Porta Santa, como nos anos anteriores. “O objetivo é chamar a atenção para esse espaço privilegiado de oração no Santuário”, colocou padre João Batista.

* Semana da Criança

Pelo 3º ano consecutivo, o Santuário de Aparecida realiza a Semana da Criança, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho. O objetivo é chamar a atenção para a Erradicação do Trabalho Infantil. “O Trabalho infantil é um empecilho para o desenvolvimento de um povo. É ilusão achar que está ajudando uma criança quando a coloca para trabalhar. Lugar de criança é na escola”, pontou o reitor do Santuário. A abertura da Semana da Criança será no dia 10 de outubro, na celebração eucarística das 09h.

*Tema da Festa da Padroeira 2019

Padre João Batista finalizou suas colocações anunciando que, no dia 12 de outubro, durante a Missa Solene às 09h, será anunciado o tema da Festa da Padroeira 2019, para que todo o povo já se prepare para esse momento festivo no próximo ano.


Inauguração do Caminho do Rosário

Thiago Leon
Thiago Leon
128 esculturas em tamanho real compõem as cenas dos Mistérios do Rosário.

O ecônomo do Santuário, padre Daniel, apresentou algumas informações sobre o novo espaço de oração da cidade da Mãe Aparecida, o Caminho do Rosário. A nova obra, com inauguração prevista para o dia 14 de outubro, será um local que irá beneficiar romeiros e moradores de Aparecida e cidades vizinhas.  

Padre Daniel, em suas colocações, listou os benefícios do Caminho do Rosário: espaço de oração, local seguro para os peregrinos que estão a pé rumo ao Santuário ou buscam conhecer o lugar do encontro da Imagem de Aparecida e também um local para exercícios e caminhadas. 

O ecônomo também salientou todo o cuidado com a revitalização das margens do Rio Paraíba e o paisagismo do Caminho, trazendo plantas que são citadas nos textos bíblicos e que também ajudarão os devotos na oração e contemplação dos mistérios.   “A área, que é composta de mais de um quilometro de caminhada, margeia o rio Paraíba do Sul e nós cuidamos de toda a manutenção e o cuidado com o paisagismo”, explicou o ecônomo.

Novas obras na Casa da Mãe

A12
A12

Padre Daniel também falou das obras realizadas em 2016 e 2017, em comemoração ao tricentenário, afirmando a pretensão de, em 2019, retomar as obras do acabamento do Santuário Nacional.

“O Santuário Nacional não está terminado. Neste ano, no mês de novembro, celebraremos 63 anos de início da construção da Basílica Nova e temos muita coisa para frente ainda, como o revestimento das capelas de passagem, a concepção artística para as Capelas São José e Capela do Santíssimo para, em seguida, fazer o revestimento, finalizar o teto das naves, o revestimento da parte externa da Basílica, entre outras obras necessárias”.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.