Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias

Como Maria ‘não podemos ter medo de defender a vida’

Aproximando-se da Solenidade da Rainha e Padroeira do Brasil, o Santuário Nacional entra nesta quarta-feira, 8, no sexto dia da Novena da Padroeira.

Com o tema central “Com Maria, ser solidário na dor”, a celebração deste ano convida os fiéis a reviver com a Mãe de Jesus o caminho de dor e morte de seu Filho, e o tema deste sexto dia da Novena “Maria: Auxílio dos promotores da vida”, faz menção ao Dia do Nascituro, celebrado pela Igreja do Brasil sempre no dia 8 de outubro. 

O presidente da celebração, Padre Rodrigo José Arnoso Santos, C.Ss.R., em sua saudação inicial acolheu os fiéis que vieram celebrar a Novena da Padroeira no Santuário Nacional, especialmente os romeiros, e também os telespectadores que acompanham a celebração de suas casas. "É bom estar aqui, é bom nos reunirmos como comunidade de fé neste tempo em que queremos preparar os nossos corações para celebrar a Festa da nossa Rainha e Padroeira". 

missa_9h_0810_ivan_simas_28

Introduzindo a sua reflexão na homilia, o missionário lembrou que nestes dias as celebrações da Novena da Padroeira meditam sobre os diversos aspectos da vida de Maria e ponderou que “por mais que meditemos esses aspectos não conseguimos falar de tudo o que é essa mulher dentro do Plano de Deus, dentro do Plano da Salvação”, assinalou. 

“Somos convidados a voltar os nossos olhares para a figura de Maria como auxílio dos promotores da vida”.

Destacando o tema do sexto dia, o presidente disse que “somos convidados a voltar os nossos olhares para a figura de Maria como auxílio dos promotores da vida”.

A partir da leitura do evangelho do dia, que trouxe o diálogo de Jesus na cruz com Maria e o discípulo amado João, padre Rodrigo Arnoso sublinhou a presença de Maria junto aos que promovem a vida. “A Palavra de Deus que escutamos no dia de hoje nos ajuda a perceber como que Maria se coloca ao lado de todos aqueles e aquelas que incansavelmente trabalham para que a vida, que é um dom de Deus, para que seja vivida com dignidade por todas as pessoas”, frisou.

Ao longo da história, Deus mostrou o seu amor pela humanidade suscitando pessoas para “cuidar daquilo que é o maior dom que Ele pode criar e nos oferecer, que é a vida”, disse o missionário. E recordando as leituras do dia falou da luta de Judite, mulher que lutou para que a dignidade de seu povo fosse preservada diante da força do império que o dominava.

Para finalizar a reflexão, o presidente da celebração indicou aos fiéis a missão confiada por Deus a partir dessa liturgia.

 

"Maria vai conosco, ela se coloca ao nosso lado, ela nos proteje...e diz a cada um de nós que como discípulos: ‘Não podemos ter medo de defender a vida’”.

“Alimentados pela Palavra que hoje escutamos devemos sair das nossas casas e gritar para o mundo que acreditamos no Senhor da Vida, e se professamos a fé no Senhor como Judite, devemos ser instrumentos de Deus na vida dos nossos irmãos e irmãs”.

E indicou: “Nessa caminhada não estamos sozinhos porque Maria vai conosco, ela se coloca ao nosso lado, ela nos proteje, ela nos anima, ela nos enche de esperança e diz a cada um de nós que como discípulos: ‘Não podemos ter medo de defender a vida’”.

As preces da celebração pediram pela vida e pela dignidade da vida humana em todos os seus momentos, pelo povo brasileiro para que saiba combater as injustiças e corrupção sem ódio e violência e rogou a intercessão de Nossa Senhora para todos os participantes do Sínodo dos Bispos, por fim, pediu pela celebração da Novena para que contribua para que os devotos assumam sua missão diante do que pede a Palavra de Deus à exemplo de Maria. 

Programação do 6º dia

Na programação deste dia a Novena segue em dois horários: às 15h e às 19h. Presidirá a Novena da tarde o padre Zenildo Luiz Pereira da Silva, C.SS.R , da Vice-Província Redentorista de Manaus e na Novena Solene, às 19h, preside o Bispo Auxiliar de Manaus (AM), Dom Mário Antonio da Silva. Nesta tarde acontece ainda a Carreata às 16h30, saindo do Pátio das Palmeiras. 

Acesse o livrinho da Novena e outros conteúdos para este sexto dia.

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.