Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias

Comunidade Luso-Brasileira celebra união de Fátima e Aparecida

Dois países e duas histórias se entrelaçam neste mês de maio
para celebrar a devoção a Virgem Maria.
 

Centenários de BênçãosCom a união dos Santuários marianos de Aparecida (Brasil) e Fátima (Portugal) para a comemoração dos jubileus de 2017, a Comunidade Luso-Brasileira tem muitos motivos para se alegrar. 

A entronização da imagem de Nossa Senhora de Fátima que ocorrerá no próximo final de semana no Santuário Nacional de Aparecida marcará o início da programação conjunta entre os dois templos religiosos. Para o diretor da Casa de Portugal Paulo Machado, a iniciativa tem grande valor para aqueles que escolheram o Brasil como sua pátria. 

“A Comunidade Luso-Brasileira é uma comunidade plenamente integrada na vida e na sociedade brasileira, motivo pelo qual entende que o Brasil é a sua pátria escolhida para residir e os brasileiros seus compatriotas. Nessa conformidade, mesmo não esquecendo a Pátria mãe, seus hábitos, costumes e cultura, adotou novos hábitos, novas devoções e assimilou a cultura brasileira”, disse em entrevista ao A12.com. 

Foto de: arquivo pessoal.

Paulo Machado

Para Paulo Machado a celebração
tem um "significado que
ultrapassa a devoção" e
representa "o congraçamento
de dois povos que
falam a mesma língua,
partilham a mesma história
e comungam da mesma fé".  

“O fato do Santuário Nacional de Aparecida receber uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima tem um significado que ultrapassa a devoção: significa a identidade e o congraçamento de dois povos que falam a mesma língua, partilham a mesma história e comungam da mesma fé”, completou. 

Para o diretor, o mês escolhido para o início das festividades que já é carregado de um profundo significado para os cristãos, por ser dedicado a Maria e celebrar o dia festivo de Nossa Senhora de Fátima, denota também uma “coincidência de comemorações” que marca profundamente o calendário comemorativo dos jubileus de 2017.   

“A Casa de Portugal se associa às iniciativas conjuntas dos dois Santuários, em representação dos portugueses e luso-descendentes, numa manifestação de fé e de luso-brasilidade, nesse conjunto de cerimônias que inaugura um calendário binacional de comemorações”, finalizou. 

A promoção das solenidades conta com o apoio da Casa de Portugal e do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, sediados em São Paulo.

Para as atividades estão sendo aguardadas diversas autoridades civis e religiosas tanto brasileiras como portuguesas. Representando o embaixador de Portugal estará presente o Cônsul Geral de Portugal Dr. Paulo Lourenço.

O reitor do Santuário Nacional padre Domingos Sávio da Silva, C.Ss.R., sublinhou a significativa presença da Comunidade Luso-Brasileira neste evento. “Nós estamos convidando toda a Comunidade Portuguesa a se fazer presente aqui em nosso Santuário nessa data significativa para nossa vida de fé. Assim, estarão vocês ajudando romeiros presentes no Santuário e telespectadores do Brasil e até de Portugal a se unirem àquela singular assembleia de fé. Vocês ajudarão esses irmãos e irmãs a agradecer a Deus essa Sua bonbosa irrupção em nossas vidas através de Sua Filha Predileta, Maria de Nazaré, seja sob o título de Fátima seja de Aparecida”.

A programação representa a primeira iniciativa do calendário comemorativo que culminará em 2017, da série de atividades conjuntas entre os dois santuários marianos.

Conheça a programação completa do calendário "2017: Aparecida e Fátima - Centenários de Bênçãos"

Leia também: 

Imagem de Nossa Senhora de Fátima será levada em carro dos Bombeiros para recepção em Aparecida. 

TV Aparecida transmitirá chegada da imagem de Nossa Senhora de Fátima a Aparecida.

Ana Maria Braga participará de terço em Aparecida

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.