Muitas romarias já estão confirmadas para visitar o Santuário de Aparecida neste ano de 2019. A grande maioria são grupos e movimentos que já realizam suas peregrinações há muitos anos, encontrando no Santuário um local para reabastecer a fé e dar novo impulso para os trabalhos em suas regiões de atuação.
Neste mês de janeiro, período de férias, o grande movimento no Santuário é em virtude das muitas famílias que aproveitam os dias de descanso para também agradecer e pedir as bênçãos de Nossa Senhora para o novo ano. Entre as romarias tradicionais, neste mês o destaque é a Romaria da COBAP (Confederação Brasileira dos Aposentados) no dia 27. O encontro tem o objetivo de confraternizar e celebrar o Dia Nacional do Aposentado, comemorado no dia 24 de janeiro.
O mês de fevereiro é marcado pelo início das peregrinações das grandes romarias. A primeira delas é a Romaria do Terço dos Homens, nos dias 15 e 16 deste mês, quando o Santuário acolhe mais de setenta mil homens, vindos de diversos estados do Brasil.
Em março é a vez da Romaria Nacional do Terço das Mulheres, que está marcada para o dia 9. Em sua sexta edição, o grupo se reunirá mais uma vez na Casa da Mãe para pedir as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida ao trabalho de todos os grupos.
Em abril, o Santuário recebe a Romaria Nacional dos Vicentinos. Em sua 49ª edição, a romaria reúne mais de 30 mil pessoas, que buscam, com este encontro, reafirmar a espiritualidade do movimento, que é olhar preferencialmente pelos mais pobres.
No mês de maio, os bispos de todo o Brasil participam da 57ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Neste ano, as discussões tratarão das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. O encontro acontece de 1 a 10 de maio.
No dia 25 de maio, o Santuário acolhe a 11ª Peregrinação Nacional das Famílias. O encontro reúne movimentos e serviços que trabalham na pastoral familiar para diversas formações, que fortalecem a missão e vocação das famílias.
Em junho, a peregrinação é da Romaria da Legião de Maria, no dia 1º, e do Apostolado da Oração, nos dias 8 e 9 de junho.
Em julho, a Romaria da Família Campanha dos Devotos celebra ação de graças no Santuário Nacional pelos 20 anos da Campanha. Os devotos celebrarão a alegria de contribuir para as obras de evangelização, construção e obras sociais da Casa da Mãe Aparecida.
Em agosto, os Arautos do Evangelho realizam sua peregrinação anual no dia 10, com mais de 8 mil membros de todas as partes do país. No dia 31, a Romaria da Arquidiocese do Rio de Janeiro, organizada desde 1900, peregrina ao Santuário trazendo milhares de devotos.
Em setembro, a 32ª Romaria dos Trabalhadores e o 25º Grito dos Excluídos marcam presença na Casa da Mãe no dia 7. O encontro é organizado pela Pastoral Operária e Serviço Pastoral dos Migrantes, e tem o objetivo de mobilizar as pessoas para um momento de oração por um país melhor e mais justo para a população menos favorecida.
No mês da Padroeira do Brasil, outubro, a atenção se volta para a Festa de Nossa Senhora Aparecida. De 3 a 12 de outubro, milhares de devotos se organizam para peregrinarem à Casa da Mãe de diversas formas: a pé, a cavalo, de carro ou de ônibus, todos buscando agradecer e louvar a Mãe de Deus no seu mês especial. Ainda no mês de outubro, acontece a abertura do Mês Missionário Extraordinário no dia 1º, convocado pelo Papa Francisco.
Em novembro, a 23º Romaria das Comunidades Negras visita a Casa da Mãe Aparecida no dia 9, juntamente com a Romaria das Irmãs Schoenstatt. E, no final do mês, os Coordenadores e Auxiliares das Missões Redentoristas celebram ação de graças pelo ano de trabalho, no dia 23.
No último mês do ano, dezembro, o Santuário recebe a Peregrinação dos Militares Brasileiros. Os representantes da Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estarão reunidos no Santuário no dia 7, para manifestarem a sua devoção à Rainha e Padroeira do Brasil.
Durante todo o ano, outras grandes romarias também estão previstas para visitarem o Santuário. Acompanhe todas as romarias clicando aqui.
Acesse a12.com/romaria para ver dicas de como organizar a sua peregrinação à Casa da Mãe. Estando no Santuário, o responsável pelo grupo deve procurar a Secretaria de Pastoral, localizada dentro da Basílica, para registrar a presença da Romaria na próxima missa, sempre com uma hora de antecedência.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.