Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 28 MAI 2019 - 08H39

Conheça o artista responsável pelo revestimento das fachadas do Santuário

O revestimento das fachadas do Santuário de Aparecida será realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas ‘Ezio Aletti’, sob a coordenação do diretor do ateliê, Pe. Marko Ivan Rupnik. O sacerdote é um dos mais importantes autores e pensadores da arte sacra na atualidade.

Reprodução: Centro Aletti
Reprodução: Centro Aletti


Rupnik nasceu na cidade de Zadlog, na Eslovênia, em novembro de 1954. É jesuíta desde 1973 e padre desde 1985. Reside em Roma desde 1991, onde dirige o Centro Aletti, dedicado à arte e espiritualidade.

Estudou na Academia de Belas Artes de Roma, concluindo o doutorado com uma tese sobre o significado missionário da arte. Além do grande destaque com o trabalho em mosaico, padre Rupnik também publicou diversos livros nas áreas da arte, espiritualidade e bíblia.

Entre suas mais famosas obras em mosaico estão a Capela Redemptoris Mater, no Vaticano, a fachada do Santuário de Lourdes, na França, e as Basílicas de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, e de San Giovanni Rotondo, na Itália.

Reprodução: Revista de Aparecida
Reprodução: Revista de Aparecida
Santuário dedicado a São Pio de Pietrelcina, em San Giovani Rotondo, Itália.


Junto ao Centro ‘Ezio Aletti’ o jesuíta promove o estudo e a criação de grandes obras com o envolvimento e a convivência de ortodoxos e católicos, com vistas ao crescimento de cada um em sua própria Igreja, com o objetivo de estabelecer o encontro entre o Oriente e o Ocidente cristão.

A instituição se une à missão que a Companhia de Jesus realiza no Pontifício Instituto Oriental em Roma, de ser um centro de reflexão intercultural.

O Centro de Estudos e Pesquisas ‘Ezio Aletti’ foi criado em 1991 e trabalha exclusivamente com a criação de obras em espaços litúrgicos, com objetivo de motivar, através da arte, uma experiência de fé e oração.

No Santuário de Aparecida a arte do padre Rupnik e o Centro ‘Ezio Aletti’ vão retratar importantes passagens bíblicas, em cada uma das fachadas da Basílica. Na Nave Norte, primeira fachada a receber o revestimento, será feita a representação do livro do Êxodo. Na ala Oeste, o livro dos Gênesis, com a criação do mundo. Na ala Sul, a Páscoa de Cristo será representada pela ressurreição de Jesus e, na fachada Leste, o livro do Apocalipse, com a vinda definitiva de Jesus.

Faça parte da Jornada Bíblica do Santuário de Aparecida. Clique aqui e saiba mais.

Fonte: Revista de Aparecida/Centro Aletti

9 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.