Por Redação A12 Em Notícias

Dom Damasceno: a nossa fé nos integra à família de Deus

dom_damasceno_7O Santuário Nacional de Aparecida (SP) amanheceu hoje, domingo (6), repleto de fiéis e romeiros vindos de vários estados brasileiros, neste dia em que a Casa da Mãe Aparecida entra no quarto dia da Novena e Festa da Padroeira do Brasil. Participaram da celebração romeiros de diversos estados e integrantes da Pastoral dos Surdos.

Na Missa de Aparecida, celebrada às 8h, no Altar Central, o animador da celebração, o Missionário Redentorista, padre Alberto Pasquoto, lembrou em seu comentário inicial, o tema do quarto dia da novena: ‘Maria: Mãe obediente à Palavra de Jesus!’, frisando a todos que é preciso aprender com Maria a obedecer pacientemente Jesus.

A missa foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis. Em suas intenções, o Cardeal colocou temas como a preservação da vida, lembrando a Semana  Nacional da Vida. Durante a celebração, o casal Maria Aparecida e Márcio, da cidade de Itaquera (SP), fizeram uma oração pela vida.

Durante a procissão de entrada, Missionários Redentoristas fizeram a entronização da Imagem da Padroeira do Brasil e das Sagradas Escrituras, que inspiraram o tema da celebração ‘A Palavra do Senhor permanece para sempre’.

Em sua homilia, o Cardeal frisou que o evangelho dominical convida “a crescermos na fé”:

“Senhor – dizem os apóstolos a Jesus – aumenta a nossa fé. Cada domingo, queridos irmãos, nós cristãos nos reunimos em comunidade para celebrar e fortalecer a nossa fé. São tantas as comunidades e as paróquias espalhadas pelo Brasil afora e por todo o mundo, e neste mesmo dia, dia do Senhor, domingo, os cristãos se reúnem em comunidade. Desde que Cristo celebrou a primeira eucaristia com seus apóstolos no Cenáculo e depois ao morrer, ressuscitou no primeiro dia da semana, um domingo, que se tornou para nós um dia todo especial, um dia santo,um dia de festa, o dia do senhor”.

Dom Damasceno reforçou, ainda, que é necessário todos os cristãos participarem de suas comunidades e não viverem a fé isoladamente: “A nossa fé nos integra numa família, numa comunidade, a família de Deus”.

“A fé e a missão são inseparáveis”, disse o Cardeal. “Quem se afasta da comunidade e da missa dominical vai se esfriando na sua vida de fé, até perdê-la muitas vezes, completamente. A fé é um dom de Deus, por isso devemos fazer nosso, o pedido dos discípulos de Jesus: Senhor aumenta a nossa fé!”.

Aceitar a verdade de Deus, revelada por Jesus Cristo, é uma opção que cabe a cada cristão em sua caminhada de fé, lembrou Dom Damasceno. “Não podemos fechar o nosso coração à voz de Deus, àquilo que a Igreja nos propõe na sua pregação e nos seus ensinamentos, porque estão apoiados, fundados, naquilo que Deus nos revelou, naquilo que Ele quis nos comunicar”.

Dom Damasceno fez referência à sociedade atual, que é materialista, e valoriza o mais prático e útil; destacou que “a fé, ao contrário, nos faz olhar para uma realidade que não se vê”. Nesse sentido, Dom Damasceno rezou pedindo que todos possam conservar a sua fé. “Peçamos a graça de conservar esta fé, que recebemos no batismo e que é confirmada na crisma, até o fim de nossa vida”.

Finalizou sua homilia lembrando o exemplo deixado por Maria, modelo de fé: “Maria é para nós modelo de fé, porque realizou em toda a sua vida a vontade de Deus, e a sua fé não vacilou em nenhum momento. Nem mesmo quando seu Filho Jesus estava pregado na cruz”.

Por fim, Dom Damasceno convidou todos a se unirem a Novena e Festa da Padroeira do Brasil, acompanhando pessoalmente ou pelos meios de comunicação, meditando e rezando o tema proposto para esse ano.

Uma imagem fac-símile da Padroeira do Brasil foi enviada ao final da celebração para a Diocese de Registro em Cananeia, na paróquia de São João Batista, onde participará dos festejos dessa comunidade até o dia 31 de outubro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.