Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 07 FEV 2018 - 10H51

Dom Gil comemora os 10 anos da Romaria do Terço dos Homens e destaca os bons frutos

Faltam poucos dias para que o Santuário Nacional esteja repleto de homens, vindos de várias regiões do Brasil com os grupos de Terço dos Homens, para participar da edição festival da Romaria que celebra 10 anos de peregrinação à Casa da Mãe Aparecida.

A programação da Romaria do Terço dos homens terá início no dia 16, com uma missa de abertura às 18h e segue com diversas atividades que se estendem para o dia 17, com o encerramento previsto às 15h30 no Altar Central.

Thiago Leon
Thiago Leon

O bispo referencial para o Terço dos Homens no Brasil e arcebispo de juiz de Fora (MG), Dom Gil Antônio Moreira falou em entrevista para o Portal A12, sobre a escolha do tema desse ano para a romaria, os frutos resultantes da oração do terço, fez uma avaliação do crescimento dos grupos de terço pelo Brasil e concluiu fazendo um convite a todos os homens para a 10º Romaria.

A12 – O que motivou a escolha do tema desse ano 'Terço dos Homens, em Comunhão com as Vocações, resgatando Famílias'?

Dom Gil - Esse tema é muito importante porque o que a gente está observando no movimento do Terço dos Homens é que eles de fato despertam vocações e salvam famílias. Em muitos casos nós temos testemunhos de pessoas que estavam afastadas da Igreja, em dificuldade na família e depois que começaram a participar do Terço dos homens as coisas foram modificando, eles foram tomando consciência da sua responsabilidade eclesial e da sua responsabilidade nas famílias. Então esse tema foi escolhido por conta dessa experiência que a gente está tendo durante esses dez anos que estamos acompanhando o Terço dos Homens no Brasil.

A12 – Quais os principais frutos desses 10 anos de Romaria ao Santuário?

Dom Gil - Nós observamos durante esses 10 anos que as famílias realmente são santificadas pelo Terço, é claro que isso não é generalizado, há famílias que ainda precisam se abrir mais e a ação do homem que reza o terço poderá ter mais eficácia nesse campo. Mas isso não significa que nós não tenhamos experiências muito expressivas de verdadeiras transformações em toda a família.

Na verdade quando se aproxima de Cristo e de Nossa Senhora uma graça especial entra na nossa casa, isso é o resultado de quem pratica com autenticidade a fé e, portanto o homem rezando o terço leva para a casa um espírito novo e um caminho novo de aproximação da família com Cristo e até da Comunidade.

E nesse ano eu acredito que a Romaria chegará a 100 mil homens, pois é uma comemoração tão festiva e tão alegre por celebrarmos os 10 anos de perseverança e crescimento dos grupos. No ano passado, nós já tivemos mais de 70 mil homens.

Leia MaisDom Gil comenta sucesso do Movimento do Terço dos HomensA12 – Como o senhor avalia o crescimento expressivo dos grupos de Terço dos homens pelo Brasil?

Dom Gil – Os grupos têm crescido imensamente, e a gente vê que cresce, eu digo assim, por motivação espontânea, nem precisa fazer uma propaganda o crescimento vem de forma natural.

O crescimento é maravilhoso, no meu entender é uma grande bênção de Deus, através da intercessão de Nossa Senhora que está abençoando o nosso país com a sua bênção maternal através do Terço dos Homens.

Depois outra coisa que eu acho que é muito interessante a gente observar que esse ano é o Ano do Lacaito, o ano dos leigos e o movimento do terço dos homens é puramente leigo, ele nasce através dos leigos. Nós sacerdotes, nós bispos comparecemos para apoiar, abençoar, para incentivar, mas ele nasce do laicato. Portanto, eu tenho pra mim que a maior expressão numérica de leigos engajados na igreja é do terços dos homens no Brasil. Então é uma maneira da gente celebrar também o ano dos leigos nos dez anos do terço dos homens, recordando a importância do leigo na vida da comunidade e da Igreja.

A12 – O senhor pode fazer um convite para que os grupos venham participar da programação da 10º Romaria do Terço dos homens no Santuário?

Dom Gil - Eu quero de fato convidar e convocar com muita alegria, como bispo responsável pelo Terço dos Homens, indicado pela CNBB, a todos os homens dos grupos organizados por esse Brasil a fora, para que venham à Aparecida nos dias 16 e 17 de fevereiro. Quero convocar a todos os homens, aqueles que já rezam o terço e aqueles que ainda não rezam, para que possam se integrar aos grupos do Terço dos Homens e estarmos juntos para uma grande festa dos 10 anos da Romaria do Terço dos Homens no Santuário de Aparecida.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.