Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 05 MAR 2020 - 08H57

Em Aparecida, CNBB dá início à Campanha da Fraternidade 2020

Um basta à indiferença e ao comodismo foi o que motivou a fala de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB, ao abrir nacionalmente a Campanha da Fraternidade de 2020, no Santuário Nacional de Aparecida, na manhã deste domingo (1º), primeiro do tempo da Quaresma. A Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema "Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso" e o lema "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lc 10, 33-34).

“No tempo da Quaresma, a Igreja levanta a sua voz para nos convidar a um caminho de conversão, para nos convencer à luz da Palavra de Deus que todos nós precisamos mudar. Discípulos e discípulas de Cristo não podemos continuar como estamos. Convido a você, a mim, a cada um: convertei-vos e crede no Evangelho, disse o presidente enfatizando a todos da necessidade de lançar um olhar sobre o mundo e a nossa sociedade atual, e enfrentarmos como Jesus as tentações que nos afastam do compromisso com o dom da vida. 

Elisangela Cavalheiro
Elisangela Cavalheiro
Missa abriu nacionalmente a Campanha da Fraternidade de 2020.


"Seduzidos pela
ganância e indiferença, e diante do desafio de olhar os pobres e os sofredores, muitas vezes não temos força nem sabedoria para levantar a nossa voz e dizer aquilo que é preciso, e nos submetemos a escolhas políticas e a modos que não nos levam a viver a vida como dom. Experimentamos isso em nós próprios, verificamos isso nos cenários vergonhosos da sociedade brasileira, em que o tempo passa e as coisas não mudam. Promessas são muitas, e, no entanto, mudanças para que a vida seja dom e compromisso são poucas", assinalou dom Walmor. 

::Clique aqui para rever a celebração

Além do arcebispo de Belo Horizonte, estiveram presentes Dom Joel Portela Amado, secretário geral da CNBB, padre Dirceu de Oliveira Medeiros, subsecretário adjunto geral da CNBB, padre Jalmir Alves de Oliveira, diretor geral de Edições CNBB e padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo da Campanha da Fraternidade da CNBB. Representando o Santuário Nacional, os padres Carlos Eduardo Catalfo, reitor do Santuário, Luiz Cláudio Alves de Macedo, administrador ecônomo do Santuário e Irmão Allan Zuccherato, diretor da TV Aparecida.

Mensagem do Papa Francisco 

Na celebração, Dom Joel Portela fez a leitura da mensagem do Papa Francisco aos brasileiros por ocasião da Campanha da Fraternidade de 2020. No texto, o Santo Padre exorta os católicos a seguirem o exemplo do Bom Samaritano. 

"A superação da globalização da indiferença só será possível se nos dispusermos a imitar o Bom Samaritano", disse o pontífice. 

:: Leia a Mensagem do Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade de 2020

A Campanha deste ano ganha ainda mais força a partir do testemunho da mais recente santa brasileira, Dulce dos Pobres, conhecida como Anjo Bom da Bahia. Com sua vida dedicada aos pobres e aos doentes, a religiosa representa a compaixão que a Igreja deseja que todos os fiéis aprendam e compartilhem. Para marcar seu grande testemunho e missão para a campanha deste ano, durante a celebração foi entronizada uma relíquia com um fragmento do corpo de Santa Dulce dos Pobres, que ficou exposta no Altar Central ao longo da celebração. 

Irmã Dulce: ousadia e coragem para a Campanha 

Ao A12, Dom Joel Portela Amado falou sobre esse exemplo da santa brasileira: "O exemplo de Irmã Dulce traz para a campanha de 2020 a força da ousadia e da coragem. Em vida, a religiosa não hesitou em fazer o que fosse preciso para oferecer tratamento médico e ajudar quem lhe batesse à porta. Um de seus exemplos foi, justamente, cumprir sua missão em condições nem sempre favoráveis, como quando teve que invadir casas e abrir em um galinheiro, o espaço necessário para atender os doentes". 

"A história de Irmã Dulce é fascinante porque ela foi uma mulher fisicamente frágil, porém espiritual e emocionalmente muito forte. Irmã Dulce, de fato, rompeu inúmeros paradigmas. Inclusive, a identidade da vida religiosa que fechava as portas às 18 horas e toda aquela lógica do afastamento e do distanciamento do mundo. Nós precisaremos hoje e, em muitos outros momentos ao longo de toda a história dessa coragem e dessa ousadia. Em Santa Dulce dos Pobres há aquilo que toda a Igreja precisa ter: a ousadia de superar concepções ou paradigmas", frisou. 

Dom Joel comenta que, embora a realidade em que viveu Irmã Dulce seja diferente da nossa, sua vida e testemunho dizem muito sobre como a Igreja pode viver este tempo de conversão. 

"É óbvio que o tempo de Santa Dulce é diferente do tempo de hoje, as relações, por exemplo, entre Igreja e sociedade são outras. O que a Igreja orienta nesse caso é que, em primeiro lugar, vá pelos caminhos usuais. A Campanha da Fraternidade do ano passado indicou as políticas públicas, mas também algumas vezes será efetivamente necessário abrir as portas do convento e transformar o galinheiro numa hospedaria e a Igreja tem que começar ela mesma dando exemplo", enfatizou o secretário geral da CNBB. 

Elisangela Cavalheiro
Elisangela Cavalheiro
Dom Joel lê a mensagem do Papa Francisco durante a missa.


Ao final da celebração, o 
padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo da Campanha da Fraternidade da CNBB, fez um convite a todos os fiéis para assumir o compromisso solidário na coleta nacional no Domingo de Ramos

A Campanha da Fraternidade de 2020 convida todos os católicos e pessoas de bem a lançar um novo olhar sobre a realidade brasileira, a realidade dos pobres e dos que não tem voz nem vez e proclama que a vida é dom e compromisso! Seu sentido consiste em ver, solidarizar-se e cuidar, entendendo que a missão é essencialmente samaritana.

Acompanhe a cobertura do A12, com notícias, reflexões e conteúdo exclusivo em A12.com/CampanhadaFraternidade

Leia MaisA compaixão e a CF 2020CF 2020: Qual será o nosso olhar?O olhar da solidariedade socialO olhar da indiferença que exclui a vida O olhar que destrói a natureza O que a CF 2020 tem a ver com o “olhar”?

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...