Por Valquíria Vieira Em Notícias

Em missa no Santuário Assembleia da CNBB reza pelos bispos eméritos

A missa das 7h30 desta sexta-feira no Santuário Nacional celebrada pelo arcebispo emérito de Feira de Santana (BA) Dom Itamar Vian rezou pelos bispos eméritos do Brasil e a realização da 54ª Assembleia Geral (AG) da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Dom Itamar em sua homilia destacou o papel da Igreja em trabalhar para que todos tenham o necessário para viver.

“ A igreja nunca pode permanecer indiferente às dores de seu povo, somos chamados a crer com as mãos, lutando para que haja pão em todas as mesas [...]Diante dos sofrimentos e perseguições façamos como os discípulos, não cessar em anunciar o Evangelho de Jesus”, colocou.

 

"Os bispos eméritos ao deixar o governo pastoral ingressam na condição de avô da diocese. Ser emérito ingressar na tranquilidade da vida, sua função é mais livre sem a responsabilidade de resolver problemas administrativos, mas não significa viver na ociosidade".

A celebração da manhã de hoje é também uma homenagem da 54ª AG aos os bispos eméritos do Brasil, Dom Itamar descreveu o trabalhos dos eméritos pela Igreja e pelo povo.

“Muitas pessoas nos perguntam: é bom ser bispo emérito? O que faz o emérito? Os bispos eméritos ao deixar o governo pastoral ingressam na condição de avô da diocese. Ser emérito ingressar na tranquilidade da vida, sua função é mais livre sem a responsabilidade de resolver problemas administrativos, mas não significa viver na ociosidade. Nós alimentamos os fiéis todos os dias, oferecendo ao povo a esperança, escuta, conforto, solidariedade, justiça, alegria ,formação e graças sacramental em sua espiritualidade, portanto nós eméritos continuamos servindo o povo de Deus de muitas maneiras nas paroquias, palestras, visitas aos doentes, pregando em retiros e outras atividades compatíveis com nossa idade. É tempo de escutar e preparar se para a eternidade, por isso podemos afirmar é bom ser bispo emérito, com a consciência do dever cumprido. Somente viver vai desaparecendo a dimensão efetiva da vida para ressaltar a dimensão afetiva. Conviver sem a necessidade de nada resolver, mas acima de tudo poder usufruir a vida simplesmente pela vida como pura graça e presente de Deus”, relatou.

Hoje no Brasil são 167 bispos eméritos e muitos deles participam da 54ª Assembleia Geral da CNBB.

Missa aos bispos eméritos na 54ª Assembleia Geral da CNBB_foto:Thiago Leon

Ao final da celebração o cardeal arcebispo de Aparecida (SP) Dom Raymundo Damasceno Assis entregou as imagens de Nossa Senhora Aparecida que irão peregrinar em preparação aos 300 anos pelas (arqui) dioceses Nazaré (PE), Mossoró (RN), Caicó (RN), Campina Grande (PB), Olinda e Recife (PE), Palmeira dos Índios (AL), Fortaleza (CE) e Óbidos (PA).

Missa aos bispos eméritos na 54ª Assembleia Geral da CNBB_foto:Thiago Leon

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Valquíria Vieira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.