Por Polyana Gonzaga Em Notícias

Exposição reúne peças de Victor Brecheret no Museu do Santuário

Admiradores da arte de Victor Brecheret têm a oportunidade de conhecer mais sobre o escultor ítalo-brasileiro no Museu Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional.

Exposição de Victor Brecheret no Museu do Santuário – Foto: Thiago Leon

Foto: Thiago Leon

Parte da obra do artista está em exposição permanente no 2º andar da Torre Brasília. As esculturas sacras do século XX pertenciam à uma coleção particular e foram doadas ao Santuário Nacional pela filha do artista, Sandra Brecheret Pellegrini.

Na manhã desta sexta-feira (31), o Museu inaugurou oficialmente a exposição com a presença do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, o administrador ecônomo do Santuário, padre Daniel Antonio, a filha do artista, Sandra Brecheret Pellegrini, o curador do Museu César Maia, além de diversos convidados e colaboradores da Basílica.

“É um momento muito importante para memória do meu pai, Victor Brecheret. Acredito que com a doação das peças, as suas obras possam ser ainda mais conhecidas”, afirmou Sandra Brecheret.

Foto de: Thiago Leon

Exposição de Victor Brecheret no Museu do Santuário – Foto: Thiago Leon

Filha do artista, Sandra Brecheret Pellegrini.

As três peças do artista foram entronizadas em uma área do museu que conta a história do encontro do homem e do sagrado: A escultura Madona, década de 40 foi confeccionada em gesso patinado. A escultura Anjo, década de 50 também foi confeccionada em Gesso patinado e a Pietá, década de 20 foi confeccionada em cimento.

A peça mais antiga da coleção, Pietá, foi feita na década de 20, e é a maior das peças, com 73,5 cm. A escultura representa a Virgem Maria com Jesus morto nos braços logo após a crucificação.

Para contemplar as peças de Victor Brecheret e outras exposições do Museu Nossa Senhora Aparecida basta visitar o 2º andar da Torre Brasília. O museu funciona todos os dias. Na compra do ingresso, no valor de R$ 6,00 por pessoa, o visitante verá suas exposições e o Mirante da Torre, com vista panorâmica das imediações.

Victor Brecheret

Conhecido pela obra ‘Monumento às Bandeiras’ localizado no Parque do Ibirapuera em São Paulo, Victor Brecheret é considerado o introdutor da arte moderna na escultura brasileira.

Realizou exposições nacionais e internacionais, recebendo diversas premiações, entre elas a Menção Honrosa da Sociedade dos Artistas Franceses, em 1925. Victor Brecheret faleceu em São Paulo, no dia 17 de dezembro de 1955. Dois anos depois, a Bienal de São Paulo prestou-lhe uma homenagem, dedicando ao artista uma sala especial com 61 esculturas e vinte desenhos.

Museu Nossa Senhora Aparecida

Inaugurado em 8 de setembro de 1956, está atualmente sediado em dois andares da Torre Brasília. O espaço conta com exposições permanentes e temporárias sobre diversas temáticas, tendo como plano de fundo a história da devoção a Padroeira do Brasil.  

 

Serviço:

Museu Nossa Senhora Aparecida
Torre Brasília – Santuário Nacional
Segunda a sexta das 9h às 16h30 
Sábado das 7h às 18h 
Domingo das 7h às 15h30 
Feriados das 8h às 16h30

Telefone: 12 3104-1505 / 3104-3403

A12.com/museu

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.