Por Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R. Em Notícias Atualizada em 08 JUL 2020 - 08H53

Homens do Terço: Nossa missão é evangelizar e servir

Renan Ventura/ A12
Renan Ventura/ A12


Somos a Família dos Homens do Terço! Há mais de 10 anos, o Santuário de Aparecida recebeu de Deus a missão de acolher, aqui na Casa da Mãe, a Romaria Nacional do Terço dos Homens. O maior e o mais querido Santuário Mariano do mundo tem o privilégio de abrigar a família dos Homens do Terço. É próprio de toda mãe reunir e agregar a família. Com a gente não é diferente: é a Mãezinha do Céu, aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul, que reúne filhos e filhas como Família dos Devotos!

São mais de 300 anos de história, alegria e muita devoção. Ao longo de todo este tempo, a Senhora de Aparecida despertou no coração do povo brasileiro um carinho especial. Nosso amor pela Mãe de Deus é um itinerário para conhecer Jesus, o enviado do Pai. Dom Orlando Brandes, nosso querido arcebispo, sempre lembra com ternura que “Maria é a melhor e a mais perfeita discípula da Palavra de Deus”. Na companhia de Maria alcançamos as abundantes bênçãos de Deus através de Jesus. Afinal, como lembra o Salmo 130 (129): “Junto Dele é copiosa a redenção”, sobretudo nos momentos difíceis da vida, quando nos sentimos nas profundezas do abismo.

Nossa missão é o serviço

A palavra Evangelho é de origem grega e significa “Boa Notícia”. A grande mensagem que Jesus de Nazaré apresenta é o Reino de Deus. Ele nunca falou de si mesmo. Jesus não tem necessidade de autopromoção. Ele anuncia as bem-aventuranças do Reino e sua justiça. A primeira e a mais importante característica do Reinado de Deus é o serviço ao próximo. O próprio Jesus diz de si mesmo: “Eu vim para servir e não para ser servido” (Mc 10,45). Com estas palavras fortes, mas principalmente através de gestos concretos em favor do próximo, o pregador da Galileia nos convida ao desapego constante e à humildade que liberta, lembrando que nossa missão é o serviço aos pobres, os queridos de Deus.

Desde a mais remota memória da Tradição, o amor a Deus e ao próximo tornou-se a “regra de ouro” para o ser cristão. Só é capaz de amar verdadeiramente aquele que faz do serviço um projeto de vida. O povo brasileiro ama Nossa Senhora e, também por isso, a missão dos Homens do Terço é servir. As palavras do Senhor ressoam fortemente em nossos ouvidos: “Eu vim para que todos tenham vida plenamente” (Jo 10,10).

Ser Família é a nossa “marca”

Desde quando assumi a missão de trabalhar como Reitor do Santuário, muitas pessoas que se aproximam de mim fazem questão de dizer: “Padre Eduardo, eu faço parte da Família do Terço dos Homens”! A fé cristã nos ensina que o sacramento do batismo nos faz participar da Igreja, que é a Família de Deus. O serviço ao Reino e o amor a Nossa Senhora Aparecida nos fazem participar da Família dos Homens do Terço. As pessoas gostam de falar que participam da Família dos que rezam o Terço porque ser família de Deus é a nossa “marca”, nossa identidade, nosso vínculo com o Evangelho de Jesus.

O Salmo 91(90) anuncia a tranquilidade e a segurança de quem pode contar com a proteção divina: “Feliz quem vive sob a proteção do Deus Altíssimo e permanece à sombra do Senhor Onipotente”. Todos nós que fazemos parte da Família dos Homens do Terço somos guardados pelo manto de Nossa Senhora. O seguimento de Jesus e a intercessão de Maria nos aproximam sempre mais da proteção do Deus da Vida. Não é exagero dizer que o maior e o mais importante benefício da nossa pertença à Família do Terço dos Homens é viver todos os dias da nossa vida sob a proteção do Senhor. Também por isso somos uma família em missão.

Traga para a Família do Terço dos Homens as pessoas que você quer bem! Incentive seus amigos a se unirem à missão de rezar o Terço. Nosso projeto pastoral é baseado na alegria de sempre acolher bem e de evangelizar. Assim como a fé, a alegria de viver a devoção a Nossa Senhora é um dom que de Deus nós recebemos. A beleza, as características e os benefícios de fazer parte da Família dos Homens do Terço você já conhece bem. Afinal, ser família é a nossa “marca”.

Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R.
Reitor do Santuário Nacional de Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.