Por Padre Luiz Carlos de Oliveira, CSsR Em Notícias

Homilia da Exaltação da Santa Cruz

Padre Luiz Carlos de Oliveira, CSsR

 

“Amor de redenção”

Sinal elevado

 

A festa de Exaltação da Santa Cruz está unida à edificação da Basílica da Ressurreição construída sobre o túmulo de Jesus e o Calvário. Conta uma tradição que S. Helena, que foi para a Terra Santa para edificar basílicas sobre os lugares da vida de Jesus, teria encontrado a Cruz, mediante um milagre.

 

homilia

A veneração da Cruz, de Jerusalém se estendeu a toda a Igreja em todos os ritos. Com a cruz e a Ressurreição Jesus realizou a obra da Redenção com o Dom do Espírito, a inauguração do Reino do Pai. Nós o celebramos no Banquete Eucarístico, memorial permanente da economia da Redenção. A Cruz é o sinal supremo de que o Senhor ressuscitou no Espírito. Foi deixado para nossa memória, veneração e sinal da bondade que o Pai usou para conosco na Redenção.

Rezamos no prefácio: “Pusestes no lenho da cruz a salvação da humanidade, para que a vida ressurgisse de onde viera a morte. E o que vencera na árvore do Paraíso, na árvore da Cruz fosse vencido”. Jesus no diálogo com Nicodemos ensina que devemos nascer de novo. Se Deus, pelo pecado da humanidade, ficou fora da cogitação dos homens, Jesus com a encarnação abre as portas do Paraíso.

Levantado na Cruz torna-se o sinal para que todos creiam no amor do Pai que entregou o Filho. Por isso a Cruz não lembra a dor, mas o amor derramado por Deus em nossos corações e pelo qual nos reconciliou quando ainda éramos pecadores (Rm 5,5.8). Jesus usa como exemplo da serpente de bronze que curava.  

 

Aniquilou-se

 

O amor é o conteúdo do processo de redenção. Jesus se aniquilou assumindo a forma de escravo. Cristo assumiu a condição do Adão que caiu no Paraíso enganado pela serpente. Faz-se homem. Assumiu a carne dominada pelo pecado destinada à morte. Faz-se obediente até à morte e morte de cruz , vergonhosa, maldita. Recusar a cruz é enredar-se nas malhas do desobediente Satanás. Na morte de Cruz presta a obediência ao Pai que lhe dá o NOME.

O nome Jesus quer dizer salvação. O Homem Jesus é Senhor Deus. É a grande revelação que nos faz mostrando quem é o Pai. Para a Glória de Deus Pai. A Exaltação de Cristo vem de sua obediência na total aniquilação até à morte e sepultura. Aniquilar-se não é destruir-se, mas aceitar a condição humana com a vida na obediência ao Pai. Obediência é acolher o amor do Pai que dá o Filho. E viver nesse amor.

 

Frutos da Redenção

 

O amor de Deus entregou o Filho na Cruz para que todos sejam curados de seus males. Deus quer sempre salvar, por isso assim enviou Jesus. A serpente, símbolo do pecado, preso ao poste, se torna salvação para os que receberam seu veneno. Jesus, na árvore da cruz é o símbolo da vida para todos. Os que O buscam, encontram salvação. Os judeus, vendo a serpente, contemplavam o próprio pecado. Em Jesus, que assumiu nosso pecado (2Cor 2,21), recordamos que Ele se fez pecado por nós, isto é, assumiu nossos pecados. Estávamos condenados. Ele cravou na cruz o documento de nossa condenação. Recebendo a salvação somos chamados a viver a Salvação como Jesus viveu.

Leituras: Números 21,4b-9;Salmo 77; Filipenses 2,6-11; João 3,13-17

 

 

 

Ficha nº 1370 - Homilia da Exaltação da Santa Cruz  (14.09.14)

 

 

 

1.A festa da Exaltação da Santa Cruz está unida à construção da basílica que S. Helena construiu sobre a gruta da Ressurreição e o Calvário. Lembra não um Deus morto, mas o grande amor de Deus que salva. Jesus crucificado torna-se sinal para que todos creiam no amor que do Pai que entregou o Filho.

 

 

 

2.Jesus se aniquilou assumindo a forma de escravo. Assumiu a condição de Adão que caiu no Paraíso. Fez-Se obediente até à morte. Por isso o Pai lhe dá um Nome que quer dizer salvação. A exaltação lhe vem pela obediência.

 

 

 

3.O amor de Deus entregou o Filho na Cruz para que todos sejam curados de seus males. Deus quer sempre salvar, por isso enviou Jesus. A serpente, símbolo do pecado, torna-se salvação, para que receberam seu veneno. Em Jesus que assumiu nosso pecado, recordamos que ele se fez pecado por nós, assumindo nossos pecados. Somos chamados a viver a Salvação como Jesus viveu.

 

 

 

 

 

Abaixar para crescer

 

 

 

            Para conhecer Jesus precisamos entender sua morte na cruz. Para explicar o significado daquele momento de dor João lembra o fato da serpente de bronze do livro dos Números. O povo pecou e veio o castigo das serpentes. Para curar o envenenamento, a pessoa devia olhar para a serpente de bronze.

 

            Jesus usa o texto para dizer que, como Moisés colocou a serpente no alto de um poste para salvar o povo da morte, assim o Pai quis que o Filho fosse elevado na cruz para curar os pecados do mundo.

 

            Deus quer que todos creiam em Jesus e assim tenham a vida eterna. Deus enviou seu Filho ao mundo para salvar e não para condenar.

 

            Jesus passou por tantos sofrimentos porque quis ser igual a nós. Ele se despojou da manifestação de sua glória e foi ao máximo do sofrimento morrendo na cruz. Por isso Deus O exaltou na ressurreição.

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Padre Luiz Carlos de Oliveira, CSsR, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.