Por Padre Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R Em Notícias

Homilia do 4º Domingo do Advento

Padre Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R

 

“Abri as portas para que Ele entre”

“Seu nome será Jesus”

 

O mundo tinha chegado a um grande desenvolvimento. O Império Romano fizera o altar para paz depois de ter massacrado os povos. Mas sentia-se vazio porque o coração humano não se satisfazia nem com a riqueza nem com o prazer nem com a vaidade. Para onde ir se ficamos o tempo todo no mesmo lugar? O que não vem do coração do homem jamais preenche a vida. O profeta Isaias indica ao longe a solução: “Eis que uma Virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamará Emmanuel, que quer dizer, Deus Conosco” (Is 7,14).

 

 

Aquele que veio na carne humana, como homem, preenche o coração de todo ser humano. A humanidade recebe a Divindade que o eleva à eternidade. Estamos contemplando o nascimento de Jesus. O salmo convida abrir as portas para que o Rei da Glória possa entrar. Este domingo está voltado para o nascimento de Jesus. Deus enviou seu Filho que nasceu, passou pela vida e a morte, ressuscitou e foi elevado à glória.

 

A oração da missa convida a fazer o mesmo caminho: pela Encarnação passar pela Paixão para chegar à glória da Ressurreição. É um único Mistério de Salvação. S. Mateus, em seu evangelho, narra a origem de Jesus. Palavras simples que resumem em si toda a história. Usando as palavras a origem de Jesus foi assim, retoma as primeiras palavras do Gênesis  narrando a criação, para indicar que com Jesus começa um mundo novo. Ele é totalmente novo, mas pertence à família de Davi e pela fé é descendente de Abraão. Ele é a bênção que é dada a todas as nações da terra (Gn 22,18).

 

A narrativa do anúncio a José traz um ensinamento profundo: O mistério de um homem chamado José. Se por um lado José entra na história da salvação ao lado de Maria no nascimento de Jesus, por outro é símbolo de todo o fiel que crê.  É um homem que não gerou na carne, mas gerou na fé para a salvação.  

 

Seu nome é sua missão

 

Com palavras simples São Mateus ensina-nos como isso aconteceu a Encarnação. Deus quis ser humano como explica S. Paulo proclamando o esvaziamento de toda aparência de Divindade. Seu nome, Jesus – em hebraico Jehô-jeshû‘a – quer dizer o “Senhor é Salvação”. Ele entrou na história da humanidade através de um povo, Israel; de uma tribo, a de Judá; na família de Davi que tinha a realeza; nasceu de uma Virgem, pois é Filho do Altíssimo. Deus confiou totalmente no ser humano para levar seu Filho a realizar Sua missão.

 

O Homem Deus, Jesus de Nazaré, é chamado então filho de José, o carpinteiro, e de Maria. José era um homem justo, quer dizer, que entendia das coisas de Deus e sabia escutá-lo. Por que o Anjo lhe fala só em sonhos? É um modo de explicar que é na noite da fé que entendemos a clarezas de Deus. Não podemos dizer que foi fácil. Aparição de Anjo ensina também que Deus fala no interior quando somos movidos pela fé.

 

O Natal é uma missão

 

José e Maria receberam a missão de abrir o caminho para a chegada do Emanuel, Deus Conosco. Paulo é escolhido para anunciar o Evangelho de Deus. O Natal que celebramos não é somente memória de um acontecimento Divino, mas é uma missão que quer levar a todos o conhecimento do Deus Conosco para que sejamos também Homens e Mulheres com Ele, isto é, assumindo a Divindade que habitou nossa Humanidade. Somos chamados a fazer o caminho de conversão a ver as misérias espirituais e humanas que fazem o povo sofrer e dar solução. Que o Natal faça de nós uma bênção para o mundo.

 

Leituras: Isaias 7,10-14; Salmo 23; Romanos 1,1-7; Mateus 1,18-24. 

Ficha nº 1294 – Homilia do 4º do Advento (22.12.13)

 

 O mundo chegara a grande desenvolvimento. Mas havia um vazio. O que não vem do coração humano não preenche a vida. O profeta mostra a solução: “Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho que será chamado Emanuel. Veio na carne e preenche o coração”. Estamos voltados para o nascimento de Jesus. Ao falar de origem de Jesus diz de nova criação. José entra na História da Salvação como o fiel que crê.

 

Deus se fez humano – despojou-se.  O nome de Jesus significa O Senhor é Salvação.Deus confiou no ser humano para levar seu Filho a realizar Sua missão. José era um homem justo, isto é, entendia das coisas de Deus e sabia escutá-lo. José vive na penumbra da fé para entender as clarezas de Deus. Deus fala em nosso interior.

 

José e Maria receberam a missão de abrir o caminho para a chegada do Emanuel. Paulo é escolhido para anunciar o Evangelho de Deus. Natal não é só uma memória de um acontecimento divino, mas uma missão de levar todos ao conhecimento de Deus e à solução de suas dores.

 

Todo casamento tem problema

 

Nem a Sagrada Família escapou. Maria recebe o anúncio do Anjo que vai ter um filho de um modo milagroso. José ao ver a situação pensa em deixar Maria. Avisado pelo anjo que é aquela gravidez é a realização da promessa de Deus Força do Espírito.

 

Oferendas. O mesmo espírito santo que trouxe a vida ao seio de Maria, santifique estas oferendas colocadas sobre o altar. (é a mesma força do Espírito que age em nós.

 

Prefácio: se grande é nossa culpa, maior se apresenta vossa misericórdia, assume ser o responsável pelo Filho de Deus. Cumpriu sua missão.

 

A missão de Jesus escrita em Seu nome que significa o Senhor é Salvação. Paulo prega essa missão de “trazer à obediência da fé todos os povos pagãos’. O profeta diz que terá o nome de Emanuel que quer dizer: “Deus conosco”.

 

O Advento nos prepara para o Natal e a melhor preparação é reconhecer que Deus se faz presente no mundo. Recebemos a missão de anunciar esta presença, principalmente mudando nosso modo de ser, buscando a fraternidade, pois Ele se fez nosso irmão

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Padre Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.