Por Padre Luiz Carlos de Oliveira, CSsR Em Notícias

Homilia do 5º Domingo da Páscoa

Padre Luiz Carlos de Oliveira, CSsR

 

“Moradas na casa do Pai”

 

Uma casa para todos São João Evangelista, durante a Santa Ceia, alimenta-nos com a doutrina de Jesus. Abre-nos o Céu e nos faz ver o que Deus prepara: “Na casa do Pai há muitas moradas”. Não há o que temer. O coração do Pai é aberto a todos com prodigalidade.

 

Essas moradas não se referem a diversas vidas, mas a uma vida com muita riqueza, pois é o próprio Jesus quem nos prepara esse lugar. Ele próprio nos leva, pois é o Caminho, a Verdade e a Vida. É por Ele que se vai. É o único Salvador, pois é a Porta e o Pastor.

 

Conhecendo-O, conhecemos o Pai; Vendo-O, vemos o Pai; Ouvindo-O, ouvimos o Pai; É o Pai quem realiza as obras em Jesus que Lhe está unido. Ao dizer: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, Jesus retoma o termo EU SOU que mostra seu aspecto Divino. Temos três modos de conhecer Deus por Jesus: Como Caminho é o único que pode nos levar ao Pai. Não é um caminho que se percorre, mas é uma pessoa viva.

 

Trata-se de percorrê-Lo, como explica a carta aos Hebreus: “Nele temos um caminho novo e vivo que Ele mesmo inaugurou através do véu, quer dizer: através de sua humanidade” (Hb 10,20). Ninguém vai ao Pai senão por Ele que é o Mediador (Jo 14,6).

 

Jesus é a Verdade que revela o Pai: Quem me vê, vê o Pai (Jo,14,9). A Verdade é a Vida do Pai que Ele possui e nos transmite. O desejo que temos de viver se sacia na Vida Divina que é a morada de Deus em nós. Há muitas moradas na casa do Pai, porque Deus é tudo em todos.

 

Em Jesus conhecemos o Pai. Ninguém pode ver o Pai, mas o tocamos, vemos e ouvimos em Jesus que é seu ícone. Os próprios milagres de Jesus mostram que é Ele quem dá a Vida, transmite a Verdade e é faz andar. Por isso Pedro convida: “Aproximai-vos Dele, pedra Viva”.

 

O edifício espiritual

 

Quem bloqueia o acesso ao evangelho é salteador que vem para roubar, matar e destruir (Jo 10,10). A Igreja é aberta a todos. Como Moisés construiu o santuário conforme lhe foi mostrado sobre o monte no encontro com Deus (Ex 25,40), assim também o edifício espiritual deve ser construído com o modelo da morada do Céu que cada um contempla em Jesus.

 

Assim cada um pode ser morada do Espírito Santo que prepara o ambiente para a vinda do Filho que traz o Pai. E nós viremos a Ele e Nele faremos nossa morada (Jo 14,23). Moramos em Deus porque Ele mora em nós. Como rezamos na oração, fomos remidos e adotados como filhos (oração), pela adoção somos parte, como pedras vivas, do edifício espiritual.

 

Como vivos nesta construção, nos firmamos na “pedra angular” que sustenta todo edifício do Reino. Os que não acolhem a Palavra, nela tropeçam, caem e a destroem. Essa participação dá a cada um o dom do sacerdócio do povo de Deus que participa do sacerdócio de Cristo, vive a santidade de Deus e proclama como Cristo proclamou.

 

Serviços para todos

 

homilia

Toda a maravilha do ensinamento torna-se concreta nos serviços da comunidade. Não há Reino de Deus, sem os filhos. Seus ministérios atualizam o serviço de Jesus na comunidade. Esta se caracteriza pelo amor que é invocado sobre cada um na Pessoa do Espírito Santo.

 

O serviço da caridade, que dizemos social, está intimamente ligado ao anúncio do Servidor, Jesus. Por isso, os diáconos logo iniciam a proclamar Jesus. Este texto também convida os apóstolos a se dedicarem com intensidade à proclamação da Palavra e à oração, fonte de toda vida espiritual. A comunidade escolheu os diáconos, (direito que lhe foi tirado). Celebrar a continuação da festa da Páscoa é conhecer seu fruto.

 

Leituras: Atos 6, 1-7;Salmo 32; 1Pedro 2,4-9; Jo 14,1-12

 

Ficha nº 1336 – Homilia do 5º Domingo da Páscoa (18.05.14)

 

João nos ensina que na casa do Pai há muitas moradas. Jesus nos prepara o lugar e nos leva, pois é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele é Deus (Eu Sou) e é o único que pode nos revelar o Pai, ensinar o caminho e dar a Vida. Trata-se de percorrer Nele. Ele é o Mediador. Em Jesus conhecemos o Pai.

 

A Igreja é aberta a todos. Quem bloqueia a entrada é salteador e destruidor. O edifício espiritual tem como modelo da morada de Deus que se contempla em Jesus. Adotados como filhos, somos pedras vivas do edifício espiritual. Pela participação, cada um é escolhido, sacerdócio real, nação santa e proclama as maravilhas de Deus. O ensinamento se concretiza nos serviços da comunidade. Os ministérios atualizam o serviço de Jesus na comunidade.

 

O serviço está intimamente ligado ao anúncio do Servidor, Jesus. Por isso os diáconos também anunciam. Os apóstolos se dedicam à pregação da Palavra e oração.

 

Colírio para os olhos da fé

 

Quando estamos no escuro não vemos toda a beleza que nos cerca. Assim estavam os apóstolos. Colocam duas questões a Jesus: “Não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” E, “mostra-nos o Pai e isso nos basta” (Jo 14,5.8).

 

 

A resposta de Jesus esclarece e ilumina o ambiente para O compreendermos e compreender sua missão e a vida da comunidade. Quem é Ele? Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Por Ele caminhamos iluminados por sua palavra e vivendo sua vida. Ele é a pedra que sustenta o edifício espiritual que se constrói com todos os que creem.

 

A comunidade se faz com a união espiritual e com os diversos serviços que vão se criando para o bem de todos, como foi o caso dos diáconos. Não temos necessidade de uma visão física do Pai, como tiveram os discípulos. A nós basta a visão da fé. Esta é superior. Deus nos olha: “O Senhor pousa o olhar sobre os que O temem” (Sl 32).

 

Quem acredita realiza as obras de Jesus e até maiores (Jo 14,12). A fé limpa nossos olhos e nada nos perturbará.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Padre Luiz Carlos de Oliveira, CSsR, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.