Por Tatiana Bettoni Em Notícias

Encontro da Imagem da Padroeira completa 296 anos e Santuário prepara tricentenário

 

Foto de: CDM/ Santuário Nacional

Arte de: Beto Leite

De 17 a 30 de outubro, católicos de todo o Brasil comemoram os 296 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Em 1717, a Santa foi retirada das águas do Rio Paraíba do Sul por três pescadores: João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia.

É neste clima de festa que o Santuário Nacional de Aparecida intensifica a preparação para o jubileu comemorativo dos 300 anos do encontro da Imagem da Padroeira do Brasil, que será celebrado durante todo o ano de 2017.

Para organizar as atividades dos próximos anos, foi criada uma comissão pró-jubileu, formada por dez integrantes, representando o Santuário Nacional, a Arquidiocese e toda a Província Redentorista do Estado de São Paulo. “Esta semana, a comissão se reuniu pela primeira vez para rascunhar ideias e falar dos preparativos em escala local, nacional e internacional. A comissão criará subcomissões que trabalharão especificamente as questões litúrgicas, culturais e até econômicas”, explicou o Prefeito de Igreja padre Valdivino Guimarães, C.Ss.R..

A previsão é de que o jubileu de Aparecida seja comemorado em sintonia com o centenário da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. Assim, mais uma visita do Papa Francisco ao Brasil pode ser confirmada, além de orações rezadas simultaneamente pelos dois países e transmitidas via-satélite.

“Queremos que Dom Raymundo Damasceno , Cardeal Arcebispo e presidente da CNBB, peça ao Papa que declare 2017 como Ano Mariano no Brasil e no mundo”, adiantou o padre, que é um dos membros da comissão pró-jubileu.

Outros eventos devem ocorrer no ano jubilar, envolvendo todas as arquidioceses do Brasil, de acordo com padre. “Planejamos a visita da Imagem Peregrina a todas as capitais brasileiras, além das arquidioceses que solicitarem. As visitas devem começar no segundo semestre de 2014, começando pelo norte do país”, disse.

A comemoração local ainda será definida, mas a visitação da Imagem deve ocorrer em todas as paróquias da Arquidiocese de Aparecida.

Quinquênio - Os preparativos para o jubileu tiveram início em 2012, cinco anos antes das festividades, quando os temas da Novena e Festa da Padroeira passaram a fazer alusão aos quatro Mistérios do Rosário: gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos.

Foto de:CDM/ Santuário Nacional

Representação histórica do milagre

O encontro da Imagem de Aparecida - Após tentativas frustradas de pesca, os humildes servos de Deus ‘pescaram’ o corpo da santa e, em seguida, sua cabeça. Encontrar as duas partes já seria, por si só, um milagre. Mas ao lançar as redes, os pescadores apanharam uma enorme quantidade de peixes. E foi quando teve início a devoção pela Santa que, “Aparecida” nas águas, não parou mais de abençoar o Brasil e seus amados filhos. Alguns dos milagres mais conhecidos são a libertação do escravo Zacarias e a conversão do cavaleiro que queria entrar com seu cavalo dentro da Igreja.

Conheça mais sobre a história de Nossa Senhora Aparecida em www.a12.com/aparecida

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.