Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 22 SET 2017 - 15H35

‘Memorial aos Construtores’ homenageia mais de 2 mil nomes no Santuário Nacional

2.356 é o número dos nomes que são homenageados no monumento ‘Memorial aos Construtores’, inaugurado no Santuário Nacional de Aparecida, em novembro de 2016.

Ao todo, foram homenageados Bispos, Arcebispos, Cardeais, Reitores e Administradores do Santuário Nacional de Aparecida, Padres, Engenheiros, Colaboradores com mais de 20 anos de trabalho na Casa da Mãe, e ainda os primeiros colaboradores da Família Campanha dos Devotos. São destaque no monumento o Arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto (+21.07.1972), responsável pela arquitetura e início da construção do Santuário, em 1955, e o Artista Sacro Claudio Pastro (+19.10.2016), que assina a concepção artística de vários projetos da Basílica.

Localizado à frente da Basílica Nova, no Jardim Norte, o monumento se constitui em um dos marcos do Ano Jubilar em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida.

De acordo com o ecônomo do Santuário Nacional padre Daniel Antônio da Silva, a homenagem foi uma forma que a instituição encontrou para eternizar aqueles que contribuíram na construção do maior Santuário Mariano do mundo.

“Estamos comemorando este Ano Jubilar dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e nesse tempo de celebração nós temos deixado marcos. Um desses marcos é o ‘Memorial aos Construtores’. É uma justa homenagem aos construtores dessa Basílica que já completa 61 anos do início de sua construção”, disse ao A12.com.

:: Veja imagens inéditas do início da construção do Santuário em 1955

Thiago Leon
Thiago Leon
Imagem foi restaurada e ganhou novamente o resplendor sob sua cabeça.

O espaço para homenagear esses nomes foi escolhido pela singularidade que representa para o Santuário Nacional. Anteriormente abrigava o obelisco onde estava exposta Nossa Senhora da Assunção, que foi a primeira imagem a vir para o terreno do Santuário no início de sua construção, em 1955. Com a reestruturação, a imagem ganhou um novo obelisco de 12 metros de altura, revestido com granito preto.

Os nomes homenageados estarão dispostos em 96 placas de bronze, que ficarão no gradil ao redor do 'Memorial aos Construtores'.

No Memorial ainda estão registradas as capitais dos Estados brasileiros, simbolizando que é neste lugar santo que está a Padroeira do Brasil inteiro, e a distância de Aparecida para alguns Santuários Marianos, representando que embora sob muitos títulos, todos veneramos a mesma Mãe de Deus. 

:: Conheça o Memorial dos Construtores na reportagem do TJ Aparecida


5 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.