A Santa Missa das 9h00, no Santuário Nacional de Aparecida, abriu as comemorações da Novena e Festa da Padroeira 2013 nesta quinta-feira (03). Sob o tema do dia “Maria, mulher consagrada ao serviço do Senhor!”, presidiu a celebração o diretor geral da Rede Aparecida de Comunicação, padre Josafá de Jesus Moraes, C.Ss.R., que encerrou missa de abertura com a cerimônia de Adoração do Santíssimo.
O animador, padre Célio Lopes da Silva, abriu a Santa Missa dizendo: “Nesta celebração, expressamos nossos sentimentos de admiração e estima por Nossa Senhora Aparecida, exaltando-a junto do Filho como gloriosa Rainha”.
Durante a procissão de entrada, padre Tarcísio Spirândio, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, cidade de Itatiba, diocese de Bragança Paulista, fez a entronização de Imagem de Aparecida, que foi enviada à diocese para os festejos locais da Padroeira do Brasil.
Após a leitura do evangelho do dia (Lc 1, 26-38), que expôs a passagem da Anunciação de Maria pelo anjo Gabriel, padre Josafá falou sobre a alegria de iniciar mais uma Novena e Festa da Padroeira do Brasil:
“Iniciamos a Festa de maneira oficial, bonita e alegre, com os louvores de todos os brasileiros à Senhora cheia de graça que nos protege e encaminha a Deus. Maria nos mostra a presença do sagrado na vida do povo, quando a história humana vai se encontrando com o divino”.
O celebrante também comentou o Evangelho de Lucas, ressaltando que Deus nos abre uma conversa, um entendimento, que vem precisar nossa condição humana para instalar Seu Reino.
“O evangelho termina com a frase ‘para Deus, nada é impossível’, porque o amor de Deus é infinito, enorme, não tem limites, e onde não tem limites tudo de bom e feliz acontece. Quando fazemos a experiência profunda do amor, estamos inteiros, porque o amor dá sentido último a nossa vida, somos totalmente de Deus. Maria se coloca como servidora de Deus. O anjo anuncia e representa o diálogo. A primeira palavra é de alegria e a presença de Deus é de alegria e plenitude; sempre conforta, ilumina, protege. Homens e mulheres de fé encontram formas de vencer porque nosso Deus no leva a vitória de cada dia”, disse.
A Anunciação da Virgem foi citada pelo celebrante como momento de obediência e amor a Deus, um exemplo a ser seguido: “Aprendamos com Maria a seguir Jesus Cristo, sermos obedientes a Deus, que fala ao coração, ao entendimento, quando temos tudo e quando não temos nada. Maria escuta Deus, Maria estava atenta e nos ensina a sermos atentos. É preciso parar para escutar, entender, e deixar Deus tomar conta de todos nós. A oração é um desses caminhos”.
Padre Josafá lembrou que esta celebração integra a comemoração pelos 300 anos do encontro da Imagem por pescadores no Rio Paraíba do Sul em 1717.
“Caminhamos para 300 anos dessa presença bonita e marcante. O povo brasileiro é povo de fé viva, fé que nos protege e transforma nossa realidade. Se amamos Maria, abramos nosso coração para dar sim a Deus. Deus tudo sabe e quer sempre o melhor para todos nós”, refletiu o padre.
Ao final da celebração, os devotos participaram da cerimônia de Adoração do Santíssimo Sacramento, que ocorre tradicionalmente às quintas-feiras.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.